Casa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura

Casa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Fotografia de Exterior, TerraçoCasa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Fotografia de Exterior, JardimCasa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Fotografia de Exterior, OrlaCasa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Fotografia de Exterior, EscadaCasa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Mais Imagens+ 33

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  410
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felipe Petrovsky
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eucanor, Fortstone, NeoSolar, Stella, Terra Brasilis, Vivarte
  • Arquiteto Líder: Camila Melo Mourão
  • Projeto Luminotécnico: Hellen Fonseca
  • Projeto Paisagismo: Camila Mourão Arquitetura Ltda
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Jardim
© Felipe Petrovsky

"Casa Lagoa" é um projeto autoral de Camila Mourão Arquitetura que traduz a leveza, o regionalismo e o requinte ecológico do litoral cearense. O projeto foi desenvolvido para uma família extensa, que aprecia a recepção de parentes e amigos. A missão era traduzir em um ambiente que pudesse acolher o máximo de convidados um refúgio repleto de paisagens naturais.

Casa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Imagem 26 de 38
Planta Baixa
Casa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Felipe Petrovsky

Localizada à margem paradisíaca da Lagoa do Uruaú, no município de Beberibe/CE, a Casa possui 410,52m² de área construída em um terreno de 10.542m². A construção no terreno virgem priorizou a preservação da vegetação nativa, com foco em elementos arquitetônicos naturais, conectando a beleza natural do ambiente externo com o aconchego do ambiente interno.

Casa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Felipe Petrovsky

O layout é dividido em dois anexos: uma área social e uma área íntima, que associam a privacidade e o lazer essenciais aos seus visitantes. Como elemento conector destes dois anexos está o acesso através de patamares curvos, proporcionando uma maior fluidez no acesso ao terreno, acarretando um paisagismo único. A amplitude e integração dos cômodos oferecem conforto e tranquilidade solicitada pelos clientes.

Casa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© Felipe Petrovsky
Casa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Viga, Cadeira, Pátio
© Felipe Petrovsky

O ponto de partida para a execução da Casa Lagoa foi a preservação da beleza natural do local. A combinação de elementos rústicos tradicionais do Nordeste com a proteção aos elementos naturais transformou o que há de mais precioso neste abrigo edênico. As soluções cheias de praticidade e os detalhes extremamente modernos são percebidos na iluminação do forro dos quartos, no forro do lavabo com peneiras de palhas iluminadas, e na iluminação do jardim que proporcionam uma atmosfera calma e envolvente. Já o piso em cimento queimado na cor branco, o deck em madeira e a piscina com revestimento natural que remete a cor da lagoa, reforçam o encantamento de seu ambiente nativo.

Casa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Felipe Petrovsky

Como sistema construtivo, optou-se por oferecer o mínimo de danos à flora e à fauna locais, utilizando-se de placas solares por todo o teto da casa principal, o sistema de irrigação que proporciona a manutenção estável da saúde dos jardins, além da chuva artificial do telhado, que possibilita o refrescamento dos hóspedes nos dias mais calorosos de verão.

Casa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Felipe Petrovsky
Casa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Felipe Petrovsky

Após a sua conclusão, o terreno e o projeto formaram uma simbiose única e particular, trazendo uma beleza impar ao local. Beleza esta que também pode ser admirada de diversos pontos estratégicos, como o deck, a piscina de borda infinita conectada com o horizonte da lagoa ou até mesmo dos quartos.

Casa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta, Costa
© Felipe Petrovsky

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Lagoa / Camila Mourão Arquitetura" 23 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006299/casa-lagoa-camila-mourao-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.