Casa do Cerrado / Ser Arquitetos

Casa do Cerrado / Ser Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa do Cerrado / Ser Arquitetos - Fotografia de InterioresCasa do Cerrado / Ser Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, AidoCasa do Cerrado / Ser Arquitetos - Fotografia de InterioresCasa do Cerrado / Ser Arquitetos - Mais Imagens+ 15

Cuiabá, Brasil
  • Arquitetos: Ser Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  174
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Blindex, Coral, Deca, Portobello, Quartzolit, Tigre, Votorantim
  • Arquitetos Responsáveis: Antônio Carlos Dias Junior
  • Equipe De Projeto: Wellington Nicastro, Amilton Lucas
  • Cidade: Cuiabá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Cerrado / Ser Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Cuiabá, a Casa do Cerrado surge da ideia de projetar uma residência sem saber, efetivamente, quem a ocupará. Recentemente, o escritório recebeu inúmeras solicitações para o desenvolvimento de projetos residenciais, destinados à venda. Esse fenômeno é um reflexo de uma substancial demanda por moradias em diferentes esferas de mercado no Centro Oeste do país. Essa diretriz imprimiu à equipe responsável um novo e mais abrangente programa de necessidades, exigindo uma compreensão mais profunda dos anseios de uma parcela previamente definida das pessoas que poderiam se tornar potenciais compradoras da casa.

Casa do Cerrado / Ser Arquitetos - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada
© Manuel Sá
Casa do Cerrado / Ser Arquitetos - Imagem 14 de 20
Planta - Baixa
Casa do Cerrado / Ser Arquitetos - Imagem 16 de 20
Corte B
Casa do Cerrado / Ser Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá
Casa do Cerrado / Ser Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

Baseando-se nessas diretrizes, o escritório reuniu os elementos essenciais para o projeto, dividindo-o em dois setores: o íntimo e o social. Já na entrada da residência, a garagem com forro e painéis em madeira conferem forma a parte da volumetria, deixando nítido o posicionamento do acesso principal. No hall de entrada, um pergolado coberto por uma lâmina de vidro permite a entrada da luz solar, gerando ao longo do dia diferentes padrões de sombras nas paredes e no piso. Após o hall, o usuário é conduzido ao setor social, que reúne as salas de jantar e estar/TV, cozinha e churrasqueira em um ambiente amplo e conectado à área externa. Nesse espaço, o pé direito de 4 metros e as duas amplas aberturas voltadas para a piscina garantem uma penetração generosa da luz solar pela manhã.

Casa do Cerrado / Ser Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Manuel Sá

O acesso ao setor íntimo é estabelecido através da sala de jantar e abriga três suítes, cada uma delas com acesso aos jardins laterais da residência, sendo uma das suítes com closet. Construída com métodos tradicionais de alvenaria e com uma cobertura de telhas sanduíche metálicas, a residência possui uma área útil de 174m², além de uma piscina com 11,3m².

Casa do Cerrado / Ser Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manuel Sá

A intensa presença da luz do sol demandou um papel crucial no desenvolvimento do projeto. Nos estados do centro-oeste, as elevadas temperaturas requerem atenção especial nos projetos arquitetônicos. A residência estabelece um diálogo importante com esse aspecto, incorporando diversos elementos que amplificam a entrada de luz natural onde apropriado, ao mesmo tempo em que protege os espaços internos quando necessário. Além de proporcionar uma solução para a ventilação cruzada na área social, uma faixa envidraçada com um beiral desencadeia a entrada de iluminação indireta ao longo do dia. Nos banheiros, aberturas zenitais foram estrategicamente incorporadas, permitindo a filtragem da luz natural ao longo do dia.

Casa do Cerrado / Ser Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Cerrado / Ser Arquitetos" 03 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006275/casa-do-cerrado-ser-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.