Parque Empresarial Segreen / studio elementare

Parque Empresarial Segreen / studio elementare - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaParque Empresarial Segreen / studio elementare - Fotografia de Exterior, FachadaParque Empresarial Segreen / studio elementare - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaParque Empresarial Segreen / studio elementare - Fotografia de ExteriorParque Empresarial Segreen / studio elementare - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: studio elementare
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  31
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lorenzo Zandri
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alucobond, Arper, Artigo, Ceramiche Piemme, Fils spa, Florim, Fratelli Cantamessa, HAY, LAMM, MARAZZI, Metra, Novoferm, Peverelli, Schuco, Slalom, Trapattoni Marmi, Verywood, Xtramateria
Parque Empresarial Segreen / studio elementare - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Lorenzo Zandri

Descrição enviada pela equipe de projeto. Harmonia entre arquitetura e território e entre pessoas e natureza: esse é o conceito do projeto de expansão do Parque Empresarial Segreen, assinado pelo Studio Elementare. "A necessidade primária era desenvolver um projeto inserido entre dois complexos, a antiga sede da Microsoft, agora em desuso, e o setor já existente de multi-inquilinos, chamado Segreen, para auxiliar na criação de um único Parque Empresarial" - explica Paolo Pasquini, fundador do Studio Elementare. Uma nova arquitetura inserida em um contexto pré-existente se torna o pano de fundo de todo o setor, por um lado criando um fundo de volumes alternados e, por outro, por meio do projeto da paisagem e dos novos serviços localizados ao longo da rota central, atuando como uma conexão entre os dois compartimentos.

Parque Empresarial Segreen / studio elementare - Fotografia de Exterior, Fachada
© Lorenzo Zandri
Parque Empresarial Segreen / studio elementare - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Lorenzo Zandri
Parque Empresarial Segreen / studio elementare - Imagem 20 de 21
Elevação

O projeto do Studio Elementare previa a demolição da maior parte da antiga sede da Microsoft e a consequente reconstrução da mesma, com um volume maior dividido em grandes áreas verdes filtrantes e suspensas, conforme os padrões LEED WEEL para garantir o bem-estar ambiental. As novas funções foram concebidas como uma sequência sucessiva de volumes semelhantes em forma e materiais, mas dispostos de acordo com uma lógica que define idealmente uma nova proporção para os espaços abertos, reduzidos, típicos da cidade para pedestres. O novo edifício, cujas estruturas de apenas uma parte foram mantidas e completamente redesenhadas e revestidas, segue a mesma lógica dos pavilhões descritos acima, embora em uma escala diferente.

Parque Empresarial Segreen / studio elementare - Imagem 21 de 21
Axonométrica

O grande edifício concebido como um grande terminal cênico de pedestres é dividido em vários volumes que são semelhantes entre si, mas diferem em altura, inclinação do revestimento, cor e posição. Embora composta por vários edifícios, a propriedade é única e a massa volumétrica é importante: volumes simples, mas com pequenas diferenças de nível e mudanças na cor e na textura do painel cego para cada edifício e, no centro, um volume mais baixo, caracterizado por uma moldura suspensa com um padrão triangular na fachada.

Parque Empresarial Segreen / studio elementare - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Lorenzo Zandri

Na cobertura dos dois edifícios mais altos estão todas as áreas técnicas, bem como em alguns pavimentos inferiores. Na cobertura dos demais edifícios existem verdadeiros jardins suspensos acessíveis a partir dos espaços de escritórios. O tratamento verde das coberturas contribui, com os efeitos da altura da luz, para uma composição mais harmoniosa dos volumes.

Parque Empresarial Segreen / studio elementare - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Lorenzo Zandri

"O projeto é um novo organismo capaz de se adaptar ao seu entorno, às estações do ano e às horas do dia. Uma arquitetura em constante relação com a natureza também foi o ponto de partida para a escolha dos materiais a serem utilizados", acrescenta Pasquini. Como o acabamento utilizado na fachada (Alucobond, Spectra), que, graças aos pigmentos coloridos, cria efeitos cromáticos particulares que variam conforme o ângulo de observação e a luz natural: uma pele iridescente que dá ao edifício a capacidade de depender das cores e luz das estações. Um projeto de escritórios "anômalo", onde se está constantemente imerso e cercado por árvores e arbustos, tanto no térreo, ao longo do espaço público central, quanto nos pavimentos superiores, nos terraços caracterizados por telhados verdes.

Parque Empresarial Segreen / studio elementare - Fotografia de Exterior
© Lorenzo Zandri

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:20054 Segrate, Milão, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Empresarial Segreen / studio elementare" [Segreen Business Park / studio elementare] 15 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006250/parque-empresarial-segreen-studio-elementare> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.