-
Arquitetos: Michel Macedo Arquitetos
- Área: 314 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Eduardo Macarios
Descrição enviada pela equipe de projeto. No leito do Rio Iguaçu diversas hidrelétricas foram construídas ao longo dos anos, e como consequência houveram grandes áreas de terra alagadas e a paisagem natural foi modificada. O resultado: aumento do turismo de lazer e contemplação. O projeto para a Casa Alagado enseja fazer parte desse cenário positivamente e está localizada em Nova Prata do Iguaçu, no alagado da hidrelétrica de Salto Caxias. Respeitando o recuo a partir da margem do rio, a construção ocupa a porção mais alta do terreno e, para melhor se adaptar ao declive, divide seu acesso em dois meio-níveis. Junto ao chão encrava parte da área de convivência, numa cota mais baixa e protegida. Sobre ela repousa o volume da área íntima, solto do chão, separado por uma fenda, uma fresta visual entre a água e a casa.
Através de uma rampa lateral descendo sob um generoso balanço, acessa-se a casa e a margem do rio, uma conexão livre e fluída entre a rua e a paisagem, rompendo as barreiras físicas da construção. Já por uma escada subindo, se faz o acesso mais íntimo e formal, como uma casa tradicional. A proposta adota um sistema modular para organizar a estrutura e distribuir os ambientes, como os quartos, que são posicionados lado a lado num ritmo preciso. Essa solução explora a possibilidade de uma arquitetura mais precisa e racional, com vedações industrializadas e replicadas.
Todos os ambientes têm generosas aberturas de vidro que trazem a luz natural para o interior, podendo estar todo transparente, filtrada por brises de madeira ou então complemente protegida por venezianas externas. E ainda, sempre que possível, promovendo a ventilação natural cruzada, seja pelo jardim interno ou por aberturas paralelas umas as outras. É uma ideia que faz do lugar inspiração, racionaliza os desenhos para a construção e implementa soluções ambientais passivas em direção a uma experiência mais equilibrada.