Vila Petricor / CO-LAB Design Office

Vila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Floresta, JardimVila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de InterioresVila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraVila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Interiores, Dormitório, Arco, ArcadaVila Petricor / CO-LAB Design Office - Mais Imagens+ 15

Tulum, México
  • Escritório De Arquitetura: CO-LAB Design Office
  • Equipe De Projeto: Joshua Beck, Joana Gomes, Alberto Avilés, Adolfo Arriaga, Lucia Altieri, Alejandro Nieto, Elzbieta Gracia, Gerardo Dominguez
  • Construção: CO-LAB Design Office
  • Interiores: CO-LAB Design Office
  • Paisagismo: CO-LAB Design Office
  • Cidade: Tulum
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Vila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Floresta, Jardim
© César Béjar
Vila Petricor / CO-LAB Design Office - Imagem 20 de 20
Plantas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Petricor, o aroma terroso que é produzido quando a chuva cai sobre a terra seca, nos lembra a sensação de paz que é a natureza se renovando através da tranquilidade e da quietude. A Vila Petricor nos conecta com o mundo natural, com espaços que nos incentivam a diminuir o ritmo e nos maravilhar com a beleza do momento presente.

Vila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Interiores, Mesa, Arco
© César Béjar

Esta casa foi construída em torno de vários grupos de árvores existentes e foi orientada para aproveitar os ventos dominantes. Com vistas cuidadosamente planejadas, as janelas ao redor das árvores fazem o verde preencher os quartos, além de permitir que a luz natural seja filtrada, decorando as paredes com sombras projetadas e em movimento.

Vila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© César Béjar

A residência de três quartos com aberturas arqueadas cria transições fluidas entre os espaços internos e externos. No térreo, um espaço aberto de estar se conecta à piscina através de grandes janelas pivotantes arqueadas.

Vila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Interiores, Fachada
© César Béjar

Um jardim tropical cerca a casa, proporcionando intimidade ao mesmo tempo em que cria um plano de fundo exuberante para todos os quartos. Na suíte principal, o quarto, a sala de estar e o terraço se fundem em um espaço contínuo através de mudanças de nível em cascata. Os móveis embutidos, como a cama de plataforma e os bancos, se fundem com as paredes, o chão e o teto abobadado em arco, criando um espaço contínuo e sem fissuras.

Vila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Interiores, Escada, Janela
© César Béjar
Vila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Interiores, Escada
© César Béjar

Quatro claraboias foram introduzidas para trazer luz natural e ventilação para todos os espaços internos da casa. A luz lavada sobre as paredes e o chão realça a textura dos interiores de cimento polido, revelando o trabalho manual perfeitamente imperfeito dos artesãos locais. As sombras projetadas pela vegetação circundante ampliam ainda mais a presença da natureza em todos os cômodos da casa.

Vila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© César Béjar
Vila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Interiores, Dormitório, Arco, Arcada
© César Béjar

Os acabamentos foram feitos sob medida e estudados minuciosamente para fundir todos os elementos, criando um interior sereno e tranquilizador. As paredes de cimento polido e os pisos de granito são coloridos com pigmentos minerais misturados no local para se fundirem perfeitamente, revelando um interior monolítico esculpido. Tecidos leves em tons terrosos complementam os móveis e a decoração projetados e fabricados pelo próprio escritório de arquitetura. A mesa de jantar, com pernas estriadas, foi fundida diretamente em obra e completada com um tampo de mármore Santo Tomás, cortado e processado no local. O mármore Santo Tomás também foi usado nas bancadas da cozinha e nos banheiros.

Vila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Interiores, Banheiro, Arco
© César Béjar
Vila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Interiores, Banheiro, Concreto, Corrimão
© César Béjar

Os elementos luminosos de concreto foram projetados e fabricados no estúdio CO-LAB, e foram tingidos para se adequarem à paleta de cores. As cadeiras de madeira também foram projetadas pelo estúdio e fabricadas em colaboração com um carpinteiro local. As janelas pivotantes foram projetadas e fabricadas sob medida a partir de molduras de tubo de aço inoxidável laminado com molduras embutidas.

Vila Petricor / CO-LAB Design Office - Fotografia de Exterior
© César Béjar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Vila Petricor / CO-LAB Design Office" [Villa Petricor / CO-LAB Design Office] 05 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006057/vila-petricor-co-lab-design-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.