Apartamento Nômade / Coarquitetos

Apartamento Nômade / Coarquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, MesaApartamento Nômade / Coarquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, VigaApartamento Nômade / Coarquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, VigaApartamento Nômade / Coarquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraApartamento Nômade / Coarquitetos - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: Coarquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  113
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maurício Araújo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Altena, Eletrolux, Ladrilharia BSB, Leandro Móveis , Lofra, Marmoluz
  • Arquiteto Colaborador: Maíra Guimarães
  • Pós Produção: Kaio Cardoso
  • Design De Iluminação: Conceito Iluminação
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Nômade / Coarquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa
© Maurício Araújo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Ap Nômade se localiza em Brasília, na SQN 210 Bloco F e possui 113m². Sua realização foi fruto de um processo criativo extenso e labiríntico. O projeto se iniciou em 2019 e, entre idas e vindas, se finalizou em 2021. Sua execução ocorreu em 2022.

Apartamento Nômade / Coarquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga
© Maurício Araújo

A cliente, psicóloga, artista e bailarina, nos convidou para pensar uma reforma para incluir uma sala de dança em seu apartamento, que na realidade, é a junção dos dois últimos apartamentos do prédio. Se resulta, agora, em um apartamento vazado, de planta simétrica com um desenho bem peculiar.

Apartamento Nômade / Coarquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, Viga
© Maurício Araújo

Na fase de levantamento, percebemos que muitos dos móveis existentes tinham rodinhas e que a cada visita os móveis ocupavam lugares diferentes da casa. A cama estava onde era a sala e o escritório ocupava o antigo quarto. A geladeira ia para área de serviço e o fogão estava mais perto da janela, onde a vista era mais bonita.

Apartamento Nômade / Coarquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, Pia
© Maurício Araújo
Apartamento Nômade / Coarquitetos - Imagem 9 de 11
Planta - Reforma

Daí o nome Nômade: a criação de um espaço de movimento, multicriativo, permissível à mudanças e adaptações, sem conclusão definitiva e em constante transformação.

Apartamento Nômade / Coarquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Maurício Araújo

Em projeto, definimos uma das entradas para a casa e a outra entrada, oposta, para a sala dança. Em casa, o acesso social é pela antiga entrada de serviço, hoje um espaçoso hall com lavabo, armários e área. A sala foi integrada com a cozinha e com a varanda/jardim, permitindo um espaço amplo e arejado. No corredor que une ambos os lados, dois quartos com portas de correr se revezam entre quarto de dormir, de trabalho ou de visita.

Apartamento Nômade / Coarquitetos - Imagem 11 de 11
Axonométrica

Na parte da dança, o acesso se dá pelo foyer que possui uma pequena copa e banheiro. A sala de dança é um espaço livre de 2,70x4,60m com piso de madeira, parede de espelho e barra de balé. A antiga varanda foi adaptada agora para um jardim interno à sala. Pesadas cortinas fecham o jardim quando for necessário abafar o som da música.

Apartamento Nômade / Coarquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Maurício Araújo

Descascamos praticamente toda a estrutura do apartamento, criando um ambiente simultaneamente leve e robusto. No piso, as tábuas corridas de madeira ipê seguem por toda a área social e de dança. No hall de acesso do apartamento, o piso foi feito com uma reprodução do ladrilho hidráulico que revestia a fazenda do avô da cliente, resgatando um valor afetivo com sua família.

Apartamento Nômade / Coarquitetos - Fotografia de Interiores, Bancada, Cozinha, Viga
© Maurício Araújo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:SHCN SQN 210 BL F - Asa Norte, Brasília - DF, 70862-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Nômade / Coarquitetos" 26 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005983/apartamento-nomade-coarquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.