Refúgio do Lago / Leila Dionizios

Refúgio do Lago / Leila Dionizios - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Jardim, FlorestaRefúgio do Lago / Leila Dionizios - Fotografia de Exterior, JardimRefúgio do Lago / Leila Dionizios - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Jardim, Pátio, AidoRefúgio do Lago / Leila Dionizios - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, VigaRefúgio do Lago / Leila Dionizios - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Leila Dionizios
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Altero, Arquivo Contemporâneo, Atelier Hugo França , Azu Wood Tiles, Beleza Pura Lagos, Clover madeiras, Deca, Galeria Hathi, High End Automation, Kafer Churrasqueiras, Marcos Venieris, Organne Vasos, Reveev, Sandra Decorações, Sanglass, Trama Casa, Vigolucci
  • Produção Visual: Studio Jefferson Stunnes
  • Paisagismo: Ana Veras
  • Construtora: Plenty Construtora
  • Obras De Arte: André Ferri (escultura de chão), Fabian Albertini (quadro no banheiro), Rodrigo Zampol (quadro no quarto) e Fabiana Queiroga (escultura na parede)
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio do Lago / Leila Dionizios - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada, Floresta, Jardim
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Conforto e bem-estar em contato com a natureza: esta é a proposta do Refúgio do Lago, espaço de 80m² assinado pela arquiteta Leila Dionizios em sua 5ª participação na mostra CasaCor Rio 2023. “Com todas as adversidades que enfrentamos nos últimos anos, houve um redirecionamento do foco para o interior de nossas casas, priorizando essas características”, explica Leila.  

Refúgio do Lago / Leila Dionizios - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Jardim, Floresta
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Refúgio do Lago / Leila Dionizios - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Criado a partir de dois contêineres, na área externa da mostra, o ambiente traz algumas características do estilo escandinavo, incrementado com uma bossa tropical. Leila Dionizios priorizou o uso de tons claros e materiais naturais, como o linho, nas cortinas e roupas de cama, além da forte presença da madeira nos revestimentos e mobiliário. Uma das paredes, inclusive, foi revestida com “azulejos” de madeira sustentável – trata-se da nova marca AZU, lançamento exclusivo assinado pelo arquiteto Marcelo Jardim.

Refúgio do Lago / Leila Dionizios - Fotografia de Exterior, Jardim
© Denilson Machado – MCA Estúdio

O nome Refúgio do Lago é uma referência ao lago artificial que a arquiteta trouxe para seu espaço, executado por Bernardo Vieira, sócio da Beleza Pura Lagos e Jardins. “O lago desempenha um papel fundamental nessa conexão com a natureza, estabelecendo um elo com o bangalô através de um deck, que se torna uma área ao ar livre para contemplação e convivência”, conta a arquiteta. 

Refúgio do Lago / Leila Dionizios - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Viga
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Com paisagismo de Ana Veras, o lago envolve o bangalô, criando junto ao jardim uma atmosfera de relaxamento. “Optamos por um lago com aspecto mais natural, destacando a exuberância das plantas aquáticas, como as Ninfeias e Pontederias, que florescem durante todo o ano. Nas margens, utilizamos majoritariamente espécies nativas, como Guaimbê, Neomarica, Clúsia, Bromélias e Ripsális e, como grande destaque, as Bromélias Odoratas, nativas da Mata Atlântica e com coloração prateada, que conferem a sofisticação que o projeto exigia”, descreve a paisagista.

Refúgio do Lago / Leila Dionizios - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Viga
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Refúgio do Lago / Leila Dionizios - Imagem 20 de 23
Planta baixa

A suíte do bangalô conta ainda com uma seleção de móveis de design brasileiro, assinados por nomes como Jean Gillon (com a poltrona e banqueta Jangada, em destaque no quarto), Jorge Zalszupin, Jader Almeida, entre outros. Já a cama de proporções generosas estofada com tecido bouclê off white, da marca Reveev, possui iluminação dimerizável, ponto USB e carregador por indução, priorizando o conforto.

Refúgio do Lago / Leila Dionizios - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cadeira, Viga
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Refúgio do Lago / Leila Dionizios - Fotografia de Interiores, Viga
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Por fim, o banheiro ocupa uma pequena área externa, incorporando elementos já existentes no local como parte do projeto, a exemplo do muro de pedra e das árvores ali existentes. Para compor o visual, a arquiteta dispôs de uma banheira projetada por seu escritório, toda esculpida em Corian, de uma bancada em pedra bruta e da banqueta Ajajá, gentilmente cedida pelo designer Hugo França para o espaço. “Tudo isso sob uma claraboia de vidro, com vista para as copas das árvores, proporcionando uma integração ainda maior com a natureza,”, finaliza Leila Dionizios. 

Refúgio do Lago / Leila Dionizios - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio do Lago / Leila Dionizios" 25 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005982/refugio-do-lago-leila-dionizios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.