Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture

Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Fachada
© Rory Gardiner

Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, FachadaCasa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de InterioresCasa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaCasa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, EscadaCasa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Mais Imagens+ 19

Mais informaçõesMenos informações
Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior
© Rory Gardiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa VO / Casa WO é uma série de 4 casas gêmeas situadas na costa do pacífico mexicano em Punta Zicatela - Puerto Escondido, Oaxaca. Puerto Escondido é uma pequena cidade tropical com um clima quente durante todo o ano, onde inverno não existe, portanto, a proteção contra o frio não é necessária. As casas só precisam fornecer abrigo contra o sol e a chuva. Assim, o conceito das casas integra essa condição tropical como ponto de partida para o projeto.

Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Concreto, Arco
© Rory Gardiner
Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner
Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Imagem 18 de 24
Planta Térreo

A principal diretriz por trás do projeto foi inverter o esquema clássico da casa que tem um jardim para um jardim que tem uma casa. O objetivo é tornar possível desfrutar plenamente da vida tropical e do clima de Puerto Escondido e viver ao ar livre tanto quanto possível.

Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner
Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Rory Gardiner

O conceito da fachada, um elemento tão fundamental na arquitetura, está desaparecendo. A Casa VO / WO desvia das referências típicas da vida urbana da Cidade do México, não há mais janelas, nem vidros. O jardim faz parte da área habitável das casas. O projeto borra a fronteira entre o interior e o exterior para se tornar um jardim habitável singular, onde tudo permanece aberto o tempo todo, dia e noite.

Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Bancada, Viga
© Rory Gardiner
Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Rory Gardiner
Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Imagem 19 de 24
Planta Primeiro Pavimento

A Casa VO / WO é uma expressão simples de uma casa como uma caverna que não cria fechamento, uma casa pela qual o vento passa constantemente. O projeto se livra do desnecessário para se concentrar exclusivamente nos elementos fundamentais, mirando a simplicidade. Essa busca leva o projeto a uma arquitetura limpa e abstrata, composta inteiramente por materiais sólidos como concreto, madeira e tijolo. Todos esses materiais são capazes de envelhecer e melhorar sua aparência sob a ação do tempo, em vez de estragar.

Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto
© Rory Gardiner
Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Imagem 21 de 24
Corte
Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Escada
© Rory Gardiner

Assim, o conceito do tempo passa a fazer parte da arquitetura. O tempo como se fosse um material, seguindo o propósito de dar um passo atrás nessa velha e simples ideia para permitir que a "pátina do tempo" faça parte do projeto.

Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira, Pia
© Rory Gardiner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture" [Casa VO / Casa WO / Ludwig Godefroy Architecture] 31 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005919/casa-vo-casa-wo-ludwig-godefroy-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.