Casa Luz / iHouse estudio

Casa Luz / iHouse estudio - Fotografia de ExteriorCasa Luz / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, JanelaCasa Luz / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Luz / iHouse estudio - Fotografia de ExteriorCasa Luz / iHouse estudio - Mais Imagens+ 14

Montevideo, Uruguai
  • Arquitetos Responsáveis: Marcelo Mederos, Andrés García
  • Equipe De Projeto: Luciana Cano, Agustín Sica, Lucas Toledo
  • Construção: BAUTEN
  • Cidade: Montevideo
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
Casa Luz / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Janela
© Aldo Lanzi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto chegou como uma encomenda peculiar por parte dos clientes que nos apresentaram o desafio de reformar uma propriedade tradicional localizada no bairro patrimonial do Prado em Montevideo, Uruguai, transformando-a na residência permanente da família. Apesar de nos dedicarmos a casas e edifícios de construção modular pré-fabricada, estamos sempre abertos a novos desafios, por isso, essa proposta que saía do cotidiano nos cativou com a possibilidade de enfrentarmos novamente a um mundo que já conhecíamos, mas que há muito tempo não manipulávamos: a construção tradicional in-situ.

Casa Luz / iHouse estudio - Fotografia de Exterior
© Aldo Lanzi
Casa Luz / iHouse estudio - Imagem 16 de 19
Planta

Os requisitos eram claros: desenvolver a residência em um único nível com quatro quartos, escritório, academia e sala de jogos, além de conter a área dos quartos em uma ala que pudesse funcionar de forma independente da área social e, por último, manter a maior privacidade possível em relação ao exterior sem sacrificar áreas envidraçadas, levando em consideração desde o início a segurança integral da residência.

Casa Luz / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Janela
© Aldo Lanzi
Casa Luz / iHouse estudio - Imagem 17 de 19
Elevação e Corte

Com essas premissas, partiu-se para a base do projeto que buscou reinventar a fazenda moderna predominante no bairro jardim onde se localiza. O terreno possui 1036m2 com sua fachada frontal voltada para o norte e está rodeado por volumes existentes heterogêneos em sua arquitetura.

Casa Luz / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Aldo Lanzi
Casa Luz / iHouse estudio - Imagem 18 de 19
Cortes
Casa Luz / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Aldo Lanzi

A residência aproveita ao máximo o uso do solo e é composta por duas faixas que determinam o grau de privacidade. A primeira se estende ao longo do terreno em direção à fachada oeste, concentrando todas as áreas privadas, como quartos e banheiros.

Casa Luz / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Aldo Lanzi
Casa Luz / iHouse estudio - Imagem 19 de 19
Cortes
Casa Luz / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira, Viga
© Aldo Lanzi

Enquanto a outra articula as áreas sociais, também gerando o acesso. Uma galeria com pátios e claraboias fornece luz natural ao amplo espaço social, além de criar uma forte conexão com o exterior e a natureza. Na parte posterior, há uma ampla churrasqueira envidraçada que abriga a academia e a sala de jogos, além de funcionar como suporte para as atividades externas.

Casa Luz / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Aldo Lanzi

Formalmente, a residência é composta por duas lajes de concreto armado que contêm uma pele permeável no meio, a qual aumenta ou diminui sua perfuração de acordo com o programa, graduando assim a privacidade sem a necessidade de outro meio. Os materiais nobres fazem com que a residência pareça robusta e segura, além de reduzir ao mínimo a necessidade de manutenção externa.

Casa Luz / iHouse estudio - Fotografia de Exterior
© Aldo Lanzi

No interior, um desenho minimalista transforma esta casa de 250m2 em uma residência acolhedora. Os pisos de concreto polido remetem às clássicas propriedades localizadas no bairro, enquanto a marcenaria e mobiliário em madeira, tons de cinza e branco inovam o interior, tornando-o clássico, mas moderno. O histórico convive em perfeita harmonia com a vertigem da modernidade, gerando assim uma residência ampla, mas acolhedora.

Casa Luz / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Aldo Lanzi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Luz / iHouse estudio" [Casa Luz / iHouse estudio] 31 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005896/casa-luz-ihouse-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.