Residência RZ / Padovani Arquitetos

Residência RZ / Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimResidência RZ / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraResidência RZ / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de EstarResidência RZ / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Escada, Janela, CorrimãoResidência RZ / Padovani Arquitetos - Mais Imagens+ 24

Barueri, Brasil
  • Arquiteto Líder: Lucas Padovani
  • Equipe De Projeto: Bruno Padovani, Raquel Azevedo, Israel de Marco , Victória Ribeiro, Fabio Wetten, Giovanna Verdini, Giovana Ferreira, Felipe Vedovello, Daniella Theodoro, Manoel Prieto, Isadora Aleixo, Ana Clara Lambert, Leonardo Martins, Renata Barros, Maria Antonia Mondelli, Isabel Recamon, Laura Zago, Gabriela Salvador, Marianna Cavalcante, Laura Lacerda, Angelo Montenegro, Gabriel Vidal, Cecília Sestari
  • Estrutura De Concreto: MAP Engenharia
  • Estrutura Metálica: AM Arquitetura de estruturas
  • Paisagismo: Gilda Maldonado
  • Consultoria De Iluminação: Vertz
  • Cidade: Barueri
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência RZ / Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Evelyn Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Barueri, a Residência RZ foi desenvolvida com o desafio da implantação em um terreno com mais de dezessete metros de declive, em meio à uma ampla e privilegiada vista do horizonte. Com isso, o projeto se estabeleceu a partir da relação de equilíbrio e contraposição entre arquitetura, topografia e paisagem, com volumes que ora se colocam sobre o terreno, ora o modificam. Diante do desnível, a construção se estabelece em quatro pavimentos. Apesar da fragmentação, a volumetria da residência, realizada em estrutura metálica e concreto, se torna leve e fluida a partir de linhas horizontais marcadas por beirais prolongados e pelo uso de cheios e vazios.

Residência RZ / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Evelyn Müller

Implantada na cota mais alta da topografia e no nível da rua, com uma cobertura esbelta e leve, a entrada é marcada pela área de garagem e um bloco em painéis ripados de alumínio que mimetizam a porta de acesso. Um pórtico em concreto emoldura esta volumetria e desce até quase tocar o solo.  Assim, a entrada se apresenta de forma minimalista e acolhedora, resguardando os demais pavimentos. O acesso à Residência RZ se estende em um percurso que revela aos poucos a extensão da casa, e se abre para um terraço jardim descoberto, que por sua vez revela a vista privilegiada da paisagem circundante. O acesso aos demais pavimentos ocorre pela escada em estrutura metálica que interliga e trespassa todos os pavimentos de forma plástica e funcional, e emoldura o percurso pela extensão da residência. O primeiro lance de escadas dá acesso ao pavimento íntimo, com paredes revestidas por tons claros e neutros, composto por três generosas suítes, uma ampla suíte master e um escritório.

Residência RZ / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Evelyn Müller

Residência RZ / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Terraço
© Evelyn Müller
Residência RZ / Padovani Arquitetos - Imagem 24 de 29
Planta - Primeiro pavimento
Residência RZ / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira, Viga, Pátio
© Evelyn Müller

Um grande beiral voltado para o fundo do lote possibilitou o desenvolvimento de uma varanda para suíte master. Delimitada por um banco que exerce também a função de guarda-corpo do espaço, a varanda se apresenta como um espaço íntimo de respiro e contemplação. O pavimento inferior, compreende toda a parte social da casa que se destaca pelo amplo pé-direito duplo no living e um jardim interno que abraça este ambiente trazendo tropicalidade ao interior da residência. Este living se conecta à área gourmet, home theater, sala íntima e vestiários. Além desses ambientes, o piso social ainda é composto pelo setor de serviços com cozinha e lavanderia.

Residência RZ / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Evelyn Müller
Residência RZ / Padovani Arquitetos - Imagem 28 de 29
Croquis

A harmonia e equilíbrio entre os materiais naturais, como a madeira, a pedra e o concreto, foi fundamental para a escolha dos acabamentos internos da área social e da residência como um todo. A paleta de cores neutras dialoga com a madeira do forro e com o concreto, proporcionando a sensação de leveza e aconchego, enquanto os tons escuros dos mobiliários dialogam com estrutura metálica. A integração entre interior e exterior foi fundamental na concepção do projeto. A área externa é composta por uma piscina e spa que se apresentam como uma extensão da área gourmet e se estendem para o horizonte.

Residência RZ / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão, Viga
© Evelyn Müller
Residência RZ / Padovani Arquitetos - Imagem 26 de 29
Corte - BB
Residência RZ / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Escada, Janela, Corrimão
© Evelyn Müller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência RZ / Padovani Arquitetos" 09 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005868/residencia-rz-padovani-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.