Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos

Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de ExteriorHotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Mesa, Cadeira, VigaHotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Exterior, CercaHotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, FachadaHotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Mais Imagens+ 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3745
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carmo, Epoca, Oscar ono, Technal, Weber
  • Arquiteto Líder: Luís Pedra Silva
  • Design De Interiores: Astet Studio
  • Arquitetos Paisagistas: Topiaris
  • Construção: Sales and Support
  • Iluminação: Prolicht
  • Diretor: Guilherme Carrilho da Graça
  • HVAC: Pedro Paredes
  • Sistemas Elétricos: Tiago Oliveira
  • Envoltória Térmica E Acústica: Maria Lerer
  • Equipa De Medições De Projeto: Tribato
  • Programa: Boutique Hotel
  • Cidade: Ericeira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Exterior, Costa
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aethos Ericeira é um boutique hotel localizado na Ericeira, uma pitoresca vila situada na costa oeste de Portugal.

Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

O terreno, situado numa falésia perto da praia da Calada, caracteriza-se pela sua envolvente natural e pelas suas deslumbrantes vistas sobre o Oceano Atlântico. O edifício existente apresenta-se sem identidade, com uma aparência desconexa, caracterizada pela presença de diversos estilos arquitetónicos e de uma confusa combinação de elementos tradicionais e modernos.

Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Francisco Nogueira

Da análise detalhada do edifício existente, bem como da definição do programa dos espaços a desenvolver e da confrontação com as limitações regulamentares de construção, surge o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto de reabilitação - respeitar o lugar, tirando partido e promovendo a interação com a envolvente natural, e respeitar a história do edifício, mantendo a sua essência e realçando a sua beleza inerente. A construção da sua nova identidade passa por uma distinção clara entre o antigo e o novo.

Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Francisco Nogueira

O edifício existente divide-se em três volumes, correspondentes a momentos distintos de construção.

Nas zonas do edifício que se caraterizam por construção de caráter tradicional, os principais elementos a manter foram as fachadas de cor clara e a cobertura inclinada de telhas, de modo que a sua aparência se mantivesse o mais próxima do seu estado original.

Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Francisco Nogueira
Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Imagem 30 de 37
Planta - Nível -1
Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Mesa, Cadeira, Viga
© Francisco Nogueira

No piso térreo da zona oeste do edifício situam-se algumas das zonas sociais do hotel, nomeadamente, a sala polivalente, a entrada principal, o restaurante e o bar, que se destacam pelo seu acesso visual à paisagem marítima e por uma ampla zona de estar exterior. Em contraste à sua organização espacial pesada e tradicional, estes espaços foram reorganizados seguindo uma lógica de planta livre.

Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Imagem 37 de 37
Axonometrias

A entrada principal destaca-se pela sua amplitude e diálogo interior/exterior, decorrente do seu pé direito duplo e da presença de vãos distribuídos ao longo da fachada, proporcionando aos visitantes uma memorável experiência de entrada.

Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada, Vidro, Viga, Arco, Corrimão
© Francisco Nogueira
Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Arcada
© Francisco Nogueira

Os arcos que marcam a fachada orientada para o mar foram redesenhados tendo em consideração a sua proporção, profundidade e massa, de modo a maximizar o acesso visual à paisagem, a garantir proteção contra a luz solar direta e elevando o caráter do espaço, ao integrar um jogo de luz/sombra na arquitetura.

Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Iluminação, Viga, Cama, Cadeira, Dormitório
© Francisco Nogueira

As pequenas janelas tradicionais foram substituídas por janelas de maior dimensão que se apresentam com uma identidade visual contemporânea, criada através da utilização de caixas metálicas, que marcam o contorno dos vãos e avançam face ao plano da fachada.

Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Francisco Nogueira

Da demolição de uma parte da cave do terceiro volume resulta a criação de um jardim que permitiu a integração de quartos adicionais e do programa do spa. O programa do ginásio foi integrado num pequeno volume situado no piso térreo junto à zona da piscina.

Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Francisco Nogueira
Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Imagem 36 de 37
Seção A
Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Francisco Nogueira

Na procura da integração do terceiro volume com a envolvente construtiva e a paisagem natural, bem como de uma aparência contemporânea evidente, foi demolida a cobertura inclinada de telhas e as varandas foram modernizadas, acentuando a forma e o volume das fachadas. Ao nível da materialidade das fachadas, foram criados contrastes de cor e peso, através da utilização de elementos metálicos castanho-escuro mate, de tinta clara aplicada nas paredes e de elementos de madeira.

Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Francisco Nogueira

No exterior, encontramos diversas zonas de estar ligadas entre si, promovendo a interação com a envolvente natural. Na zona da piscina, que se encontrava originalmente semienterrada, foram criados vários patamares de modo a dissolver a diferença de cotas e tornar o espaço mais aberto.

Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ericeira, 2655 Ericeira, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Aethos Ericeira / Pedra Silva Arquitectos" 23 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005794/hotel-aethos-ericeira-pedra-silva-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.