Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build

Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior, JardimCasa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, CorrimãoCasa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior, Mesa, Janela, Cadeira, Jardim, Pátio, AidoCasa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Mais Imagens+ 19

Ho Chi Minh City, Vietnã
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Daikin, Galaxy Curtains, INAX, MPE Lightings, Toto, Vietceramics
  • Equipe De Projeto: Vinh Phuc Ta, Anh Tuan Pham, Minh Hieu Huynh, Bao Loc Hoang, Van Kieu Pham, Tan Trung Ta, Duc Truong Nguyen, Ngoc Vien Pham
  • Engenharia: ROOM+ Design & Build
  • Cidade: Ho Chi Minh City
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sonmeo Nguyen Art Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde sua primeira aparição no final do século XVIII, a casa geminada tornou-se gradualmente o tipo mais popular de casa privativa no Vietnã. Ao mesmo tempo, a malha irregular e vibrante de ruas, estradas e becos tem sido uma característica distintiva das grandes cidades como Hanói e Ho Chi Minh. Como resultado, uma casa geminada em um beco sinuoso é, sem dúvida, a casa típica da maioria dos moradores do centro da cidade. As pessoas que moram em casas geminadas aproveitam o trânsito conveniente, a proximidade de comodidades, as oportunidades de negócios e o rápido aumento do valor da propriedade ao longo do tempo. No entanto, estão sempre preocupados com as questões de segurança, proteção e privacidade, bem como com a falta de iluminação, ventilação natural e espaços verdes.

Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior, Mesa, Janela, Cadeira, Jardim, Pátio, Aido
© Sonmeo Nguyen Art Studio
Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Imagem 22 de 24
Plantas - 2º e 3º Pavimento
Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Interiores, Jardim
© Sonmeo Nguyen Art Studio
Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Imagem 21 de 24
Plantas - Térreo e 1º Pavimento
Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior, Jardim
© Sonmeo Nguyen Art Studio

Uma casa geminada de quatro pavimentos, localizada em um terreno de esquina de 95 m² no cruzamento entre duas vielas sem calçadas na cidade de Ho Chi Minh, foi projetada e construída para se adaptar às necessidades de uma família de quatro pessoas, que solicitou um espaço de convivência contemporâneo e agradável com a adição de alguns jardins e um elevador para facilitar o deslocamento. O briefing do projeto foi cumprido com duas soluções complementares: otimizar o layout espacial dentro de uma forma construída que responda ao local e às necessidades, e propor um arranjo único de espaços ajardinados vibrantes.

Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Sonmeo Nguyen Art Studio
Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior, Jardim
© Sonmeo Nguyen Art Studio

Em primeiro lugar, foi proposta uma ordem geométrica otimizada para localizar cuidadosamente os espaços funcionais e, ao mesmo tempo, responder com sensibilidade às características do local, especialmente sua forma irregular e esquina arredondada. Um recuo suave do canto do terreno dá espaço para uma entrada sutil e um pátio arborizado. Os degraus de granito com curvatura convexa e a porta principal com curvatura côncava configuram uma varanda elíptica incomum no pavimento térreo. O espaço do canto no primeiro pavimento é acomodado pela janela convexa e pela floreira do quarto principal sob um terraço elíptico no segundo pavimento. Quando observado de fora, o jogo de curvas convexas e côncavas, bem como o envidraçamento recuado com floreiras profundas, criam uma forma construída escultural que aumenta a privacidade, a iluminação e a ventilação natural.

Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Sonmeo Nguyen Art Studio
Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Imagem 23 de 24
Corte e Elevação
Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Balcão
© Sonmeo Nguyen Art Studio

Em contraste com a aparência relativamente discreta da fachada externa, o interior é dominado pela transparência e por aberturas. Ao entrar, a pessoa surpreendentemente encontra um charmoso "jardim secreto" com uma grande cerejeira e diversos tipos de plantas escondidas no canto mais distante do terreno. O jardim traz uma suave luz do dia e uma brisa fresca para o coração da casa, ao mesmo tempo, em que oferece proteção e privacidade graças às paredes decorativas de tijolos vazados. Um elevador hidráulico de vidro de alta qualidade e duas varandas internas são inseridas ao lado do jardim secreto. O piso de madeira, as paredes pintadas de bege e os armários embutidos curvos criam um interior elegante e dinâmico. Além disso, ao utilizar o elevador ou a escada parcialmente aberta para subir ao último pavimento, a pessoa se surpreenderá mais uma vez com um maravilhoso jardim no terraço com inúmeras árvores, plantas e flores. Esses jardins vibrantes proporcionam aos ocupantes um santuário relaxante e tranquilo bem no centro da cidade movimentada.

Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build - Fotografia de Exterior, Janela
© Sonmeo Nguyen Art Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jardim Secreto / ROOM+ Design & Build" [Secret Garden House / ROOM+ Design & Build] 29 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005788/casa-jardim-secreto-room-plus-design-and-build> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.