Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth

Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Interiores, Corrimão, VigaCasa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de InterioresCasa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Interiores, PortaCasa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Mais Imagens+ 23

Karlštejn, República Checa
  • Design Team: Martin Žižka, Jaroslav Smejkal
  • Construction Team: Martin Žižka, Cristian Reta, Jaroslav Smejkal, Štepán Cibulka
  • Cidade: Karlštejn
Mais informaçõesMenos informações
Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fredrik Frendin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa De Mi Luna está localizada em Karlštejn, República Checa, com vista para o vale do rio Berounka e o antigo castelo de Karlštejn. A casa foi projetada para uma família argentino-tcheca que busca descanso da agitação de Praga. A forma externa e a aparência precisavam estar de acordo com as regulamentações locais, pois a casa fica na beira da reserva natural Český kras, que também busca preservar o patrimônio local de construção. Assim, a casa se alinha com o vernáculo local; um telhado de duas águas simples e simétrico, beirais arredondados, telhas de barro tradicionais chamadas "bobrovka" e fachada de revestimento de cal e madeira.

Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Fredrik Frendin
Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Imagem 22 de 28
Axonométrica explodida
Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Viga, Janela
© Fredrik Frendin

O design de interiores, por outro lado, é mais aberto e lúdico do que uma casa típica tcheca. O térreo quase completamente aberto é determinado por uma escada segmentada que sobe em direção ao espaço de pé-direito duplo do patamar do segundo andar.

Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Interiores, Porta
© Fredrik Frendin

A escada delimita as áreas do térreo ao mesmo tempo em que cria uma porosidade suave entre elas. Os dois quartos opostos e simétricos do segundo andar têm orientações leste e oeste e apresentam um teto em arco como resultado de uma solução criativa para as terças. Os interiores são dominados por madeira e terra, com toques de azulejos tradicionais nas cores azul, verde e terracota. A ideia principal para a escolha dos materiais foi utilizar o máximo possível de materiais locais e naturais.

Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Interiores, Viga
© Fredrik Frendin
Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Imagem 20 de 28
Planta - Térreo

A casa é construída utilizando painéis de palha e madeira pré-fabricados, que são rapidamente montados no local. Estes são rebocados no interior com três centímetros de reboco de argila para acumulação e regulação de umidade. A camada final é um delicado estuque de argila branca no interior e revestimento de cal e madeira no exterior. As divisórias são finalizadas com compensado de pinho.

Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Corrimão
© Fredrik Frendin
Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Interiores, Corrimão, Viga
© Fredrik Frendin

Toda a parte central da casa é aberta, permitindo que o local onde a casa está conectada verticalmente respire e banhe-se de luz. A escada, assim, torna-se um elemento central que não apenas conecta os dois níveis, mas divide o térreo em zonas funcionais distintas, porém abertas e interconectadas.

Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Interiores
© Fredrik Frendin
Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Imagem 21 de 28
Planta - Primeiro Pavimento

Os tetos em arco do espaço central da escada são rebocados com um reboco de argila branca fina da empresa tcheca Picas. O reboco foi aplicado em placas de argila pré-fabricadas fixadas em ripas de madeira. O teto em arco foi resultado da necessidade de fixar as terças juntamente com uma viga de amarração em arco. Em vez de fazer isso com vigas retas, cortamos as vigas de amarração em arco de compensado.

Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Interiores
© Fredrik Frendin
Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Imagem 25 de 28
Corte BB
Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Fredrik Frendin

A lareira é revestida com azulejos verdes, evocando os antigos fornos da região. Ela é estrategicamente colocada entre a sala de estar e a sala de jantar para espalhar calor de maneira uniforme por toda a casa. A lareira também aquece a água, que é então armazenada em um grande tanque na lavanderia. Quando a temperatura na casa cai abaixo de uma certa temperatura, água quente é distribuída na parede onde há uma camada de reboco de argila de 3cm de espessura. O reboco de argila funciona como uma excelente massa térmica, armazenando o calor como se fosse um forno de massa e liberando-o gradualmente nos cômodos. Além disso, o reboco de argila regula a umidade do ambiente interno, assim como os painéis de palha Ecococon.

Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth - Fotografia de Interiores
© Fredrik Frendin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth" [Casa De Mi Luna / Studio Circle Growth] 30 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005787/casa-de-mi-luna-studio-circle-growth> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.