Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico

Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Fotografia de Exterior, FachadaCasa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, FachadaCasa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Fotografia de Interiores, FachadaCasa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Fotografia de Interiores, Fachada, ConcretoCasa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Mais Imagens+ 14

Sauce Viejo, Argentina
  • Arquitetos Responsáveis: German Muller Calace, Mario Galiana Liras
  • Colaboradores: Alex Muller, Agustina Fabiny, Camila Guglielmone
  • Aberturas: ABERMAC
  • Cidade: Sauce Viejo
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Fotografia de Exterior, Fachada
© Federico Cairoli
Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Imagem 12 de 19
Axonométrica
Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Fotografia de Exterior
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada em um bairro residencial da cidade de Sauce Viejo, na Argentina, uma cidade costeira de quinze mil habitantes e que tem uma clara mistura entre um grande complexo industrial agropecuário e moradias em terrenos individuais. Sauce Viejo é parte do conglomerado urbano chamado de Grande Santa Fé, formado por um conjunto de cidades satélites que cercam a capital, onde as pessoas encontram a possibilidade de construir sua própria casa, seus próprios sonhos.

Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, Fachada
© Federico Cairoli
Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Imagem 13 de 19
Axonométrica

A encomenda era projetar a casa para Juan e Laura. Uma casa que considerasse o futuro crescimento da família, mas com um orçamento bastante ajustado, o que nos obrigou a trabalhar com soluções criativas para utilizar os materiais que os clientes tinham. Eles nos deram as ferramentas para construir o espaço. O terreno disponível sugere uma construção entre empenas cegas, estreito e muito profundo (12 m x 50 m), e, portanto, a primeira decisão foi implantar a casa ocupando a largura do terreno em uma posição intermediária, criando um jardim de acesso à frente e outro privado atrás.

Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Fotografia de Interiores
© Federico Cairoli
Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Imagem 14 de 19
Axonométrica explodida

Desta forma, as ações arquitetônicas se resumiram à construção de 4 paredes de bloco de cimento de 19x19x39cm, que foram dispostas longitudinalmente se deslocando ou dobrando para resolver os diferentes espaços. Além disso, uma cobertura metálica se apoia sobre elas, criando uma sombra. Uma arquitetura estereotômica pertence à terra e a tectônica ao céu. Parede e cobertura.

Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Federico Cairoli
Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Imagem 16 de 19
Planta Primeiro Pavimento

Os diferentes usos deveriam ser resolvidos entre paredes e a localização das aberturas determinaria o limite difuso entre dentro e fora. No acesso, foi criado um limiar para gerar um distribuidor limitado visualmente pela lareira que estabelece o centro. Uma vez cruzado este primeiro limite, descobrimos a sala de jantar da residência, com sua abertura total para o jardim posterior, que recebe o banho de luz do sudoeste argentino ao entardecer. Ao virar neste espaço, descobrimos a cozinha e a área de café da manhã, que lançam seu olhar sobre seu próprio pátio.

Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Fotografia de Interiores, Fachada
© Federico Cairoli
Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Imagem 18 de 19
Corte

Atravessando o vão que se localiza na parede central, acessa-se a área dos quartos. Um novo distribuidor, que é banhado pela luz do amanhecer, nos encaminha para os quatro espaços de dormitórios e/ou estudos que se localizam entre paredes à frente e atrás. Os banheiros são resolvidos como dobras das paredes e atuam configurando um espaço mais íntimo. A casa é construída empilhando blocos, sem assentá-los, mantendo o testemunho de seu caráter de fechamento e formas da estrutura de concreto que contém em seu interior. A cobertura metálica é apoiada e contraventada à estrutura de concreto interna das paredes. Ela é resolvida em duas águas, levando-as para os limites exteriores da casa. Nos banheiros, a cobertura se dobra em busca do sol e do ar do leste. Desta forma, esses espaços serão iluminados e ventilados. Foram construídos também espaços de banheiro.

Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, Pilar
© Federico Cairoli
Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Imagem 19 de 19
Corte

A casa recupera as soluções tipológicas e construtivas herdadas da indústria agropecuária anônima de seus arredores. Uma construção com materiais muito econômicos, que utilizamos de forma artesanal, transformando esta construção anônima em arquitetura enraizada na memória de seu contexto.

Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto
© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa para Juan e Laura / Atelier Atlantico" [Casa para Juan y Laura / Atelier Atlantico] 28 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005785/casa-para-juan-e-laura-atelier-atlantico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.