-
Arquitetos: Arkitekt Associados
- Área: 320 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Evelyn Müller
-
Fabricantes: A+Larong, Cipó da Mata, Cobrire, Dalle Piagge, Defragoso, Labluz, Monica Cohen, Neolith, OroStones, Palimanan, Portinari, Portobello, REKA, Uma
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Casa Ibi começou com um pedido para uma pequena reforma no anexo gourmet, ampliação de um quarto e uma pequena modificação na decoração.
Durante o processo o cliente foi se encantando pelo projeto e a reforma ganhou corpo.
Partimos do conceito de manter o tijolo da fachada e o estilo mais rústico, com isso, resolvemos fazer todas as outras paredes externas com textura da mesma cor dos tijolos para criar harmonia. Essa coloração foi desenvolvida a partir do pó do tijolo existente especialmente para esse projeto. O piso da área externa também foi totalmente trocado de branco para um arenito vermelho fazendo com que piso e parede se misturem sem criar contrastes e destacando novo e antigo.
O foco aqui está em tornar os espaços agradáveis e funcionais sem excessos. A Casa Ibi é puro bem-estar.
A casa principal passou por revitalização total onde salas, quartos e banheiros receberam novos acabamentos. A cozinha foi ampliada, ganhou luz e cor e portas que permitem sua integração com a sala de jantar.
O anexo ganhou vida nova. Espaço gourmet com forno de pizza, forno à lenha e churrasqueira integrados à sauna e lavabo deixam a área de lazer da piscina perfeita para os finais de semana. Seus revestimentos também seguem a premissa de continuidade, usamos a mesma cor no piso, parede e bancada, destacando apenas o teto, onde vigas de madeiras do pergolado tem sua continuação na área interna, e entre elas optamos por forro em bambu, um produto tradicional do artesanato brasileiro que é feito manualmente e ainda tem em uma das suas funções o conforto acústico. As portas abrem totalmente criando uma ventilação cruzada que dispensa ventiladores e ar condicionado.
Destaque para a varanda que se projeta para o vale com direito à vista privilegiada da represa e à sombra deliciosa das árvores. A sauna foi projetada em vidro com os bancos virados para a área da piscina e vista para o jardim, com isso, existe uma integração entre os usuários da sauna, piscina e hidromassagem.
As marcenarias são um ponto forte desse projeto, atemporais, trouxeram aconchego e funcionalidade para essa casa de campo. Optamos pela madeira de eucalipto, leve, clara, com uma pequena rusticidade, compondo com pintura em laca verde e detalhes nas portas de armários com palha trazem memória afetiva e desempenham a função de ventilar.
A decoração é neutra destacando a coleção de obras de arte do cliente. Mesmo conceito foi usado na escolha do mobiliário, designers brasileiros e peças assinadas compõem os ambientes.
Outro ponto de destaque desse projeto foi a integração entre a casa principal e o anexo. Os ambientes foram integrados usando pergolados com cobertura de vidro onde varandas e bancos surgiram criando espaços de estar e apreciação da natureza. Os caminhos e passeios externos foram refeitos, a mudança da posição do abrigo de carros liberou a vista da frente da casa e o paisagismo ganhou protagonismo.