Casa Ibi / Arkitekt Associados

Casa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, TerraçoCasa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCasa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Janela, Terraço, PátioCasa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, PátioCasa Ibi / Arkitekt Associados - Mais Imagens+ 36

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Evelyn Müller
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A+Larong, Cipó da Mata, Cobrire, Dalle Piagge, Defragoso, Labluz, Monica Cohen, Neolith, OroStones, Palimanan, Portinari, Portobello, REKA, Uma
  • Arquiteta Responsável: Alessandra Riera
  • Colaboradores: Ana Claudia D´Errico, Andre Soares, Rodolfo Oliveira
  • Paisagismo: Cris Bermudez paisagismo
  • Engenharia: Techcorp engenharia
  • Estrutura: MR2 Estruturas
  • Iluminação: Arkitekt + Ana Claudia D´Errico
  • Marcenaria: S.A. Alves Moveis
  • Cidade: Ibiúna
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Exterior, Janela
© Evelyn Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Casa Ibi começou com um pedido para uma pequena reforma no anexo gourmet, ampliação de um quarto e uma pequena modificação na decoração. 

Durante o processo o cliente foi se encantando pelo projeto e a reforma ganhou corpo. 

Casa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Aido
© Evelyn Müller

Partimos do conceito de manter o tijolo da fachada e o estilo mais rústico, com isso, resolvemos fazer todas as outras paredes externas com textura da mesma cor dos tijolos para criar harmonia. Essa coloração foi desenvolvida a partir do pó do tijolo existente especialmente para esse projeto. O piso da área externa também foi totalmente trocado de branco para um arenito vermelho fazendo com que piso e parede se misturem sem criar contrastes e destacando novo e antigo.

Casa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Exterior, Cadeira, Janela, Pátio
© Evelyn Müller

O foco aqui está em tornar os espaços agradáveis e funcionais sem excessos. A Casa Ibi é puro bem-estar. 

Casa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Evelyn Müller

A casa principal passou por revitalização total onde salas, quartos e banheiros receberam novos acabamentos. A cozinha foi ampliada, ganhou luz e cor e portas que permitem sua integração com a sala de jantar. 

Casa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira
© Evelyn Müller
Casa Ibi / Arkitekt Associados - Imagem 38 de 41
Planta - Térreo
Casa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Evelyn Müller

O anexo ganhou vida nova. Espaço gourmet com forno de pizza, forno à lenha e churrasqueira integrados à sauna e lavabo deixam a área de lazer da piscina perfeita para os finais de semana. Seus revestimentos também seguem a premissa de continuidade, usamos a mesma cor no piso, parede e bancada, destacando apenas o teto, onde vigas de madeiras do pergolado tem sua continuação na área interna, e entre elas optamos por forro em bambu, um produto tradicional do artesanato brasileiro que é feito manualmente e ainda tem em uma das suas funções o conforto acústico. As portas abrem totalmente criando uma ventilação cruzada que dispensa ventiladores e ar condicionado.

Casa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada, Viga, Tijolo
© Evelyn Müller

Destaque para a varanda que se projeta para o vale com direito à vista privilegiada da represa e à sombra deliciosa das árvores. A sauna foi projetada em vidro com os bancos virados para a área da piscina e vista para o jardim, com isso, existe uma integração entre os usuários da sauna, piscina e hidromassagem.

Casa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Janela, Terraço, Pátio
© Evelyn Müller

As marcenarias são um ponto forte desse projeto, atemporais, trouxeram aconchego e funcionalidade para essa casa de campo. Optamos pela madeira de eucalipto, leve, clara, com uma pequena rusticidade, compondo com pintura em laca verde e detalhes nas portas de armários com palha trazem memória afetiva e desempenham a função de ventilar.

Casa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Evelyn Müller
Casa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© Evelyn Müller

A decoração é neutra destacando a coleção de obras de arte do cliente. Mesmo conceito foi usado na escolha do mobiliário, designers brasileiros e peças assinadas compõem os ambientes. 

Casa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Terraço
© Evelyn Müller

Outro ponto de destaque desse projeto foi a integração entre a casa principal e o anexo. Os ambientes foram integrados usando pergolados com cobertura de vidro onde varandas e bancos surgiram criando espaços de estar e apreciação da natureza. Os caminhos e passeios externos foram refeitos, a mudança da posição do abrigo de carros liberou a vista da frente da casa e o paisagismo ganhou protagonismo.

Casa Ibi / Arkitekt Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© Evelyn Müller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ibi / Arkitekt Associados" 22 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005768/casa-ibi-arkitekt-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.