Eco Parque Tebet / SIURA Studio

Eco Parque Tebet / SIURA Studio - Fotografia de Exterior, Jardim, FlorestaEco Parque Tebet / SIURA Studio - Fotografia de Exterior, Jardim, FlorestaEco Parque Tebet / SIURA Studio - Fotografia de Exterior, JardimEco Parque Tebet / SIURA Studio - Fotografia de Exterior, Floresta, JardimEco Parque Tebet / SIURA Studio - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos Paisagistas: SIURA Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  73000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Arquiteto Paisagista Responsável: Anton Siura
  • Arquitetos Paisagistas: Chandra Savitri, Yudistira Dwi Nugraha, Ghina Nisrina, Niken Rahadiani, Natania Priska
  • Arquitetos: Ario Andito, Subiakto, Alvin Praditya, Indira Odityasari
  • Engenheiro Infraestrutura: PT Wahana Krida Konsulindo
  • Técnico: PT Lentera Sejahtera
  • Construtora Principal: Idealand Cipta Hijau
  • Arboricultura: PT Ruang Hijau
  • Cidade: Jacarta
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Eco Parque Tebet / SIURA Studio - Fotografia de Exterior, Jardim
Cortesia de SIURA Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em apenas 15 meses, um parque público degradado, com acessibilidade precária, problemas de inundação e problemas sociais, foi transformado em um parque vibrante abraçado pela comunidade local. O Tebet é um projeto de revitalização de um parque público de 7,3 hectares localizado em Jacarta, Indonésia, com foco em uma regeneração ativa da ecologia do local, com conservação de árvores e melhoria da infraestrutura azul-verde. A abordagem ecológica reduz o risco de inundação com a renaturalização do rio. O resultado dessa nova regeneração urbana cria um ambiente inclusivo que facilita o acesso a uma ampla oferta de atividades recreativas em um ambiente natural.

Eco Parque Tebet / SIURA Studio - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
Cortesia de SIURA Studio
Eco Parque Tebet / SIURA Studio - Imagem 23 de 23
Diagrama
Eco Parque Tebet / SIURA Studio - Fotografia de Exterior, Jardim, Floresta
Cortesia de SIURA Studio

Rio Renaturalizado - O parque era dividido por um canal aberto de 714 metros, que estava fortemente poluído devido ao escoamento de água não filtrada da bacia hidrográfica a montante. Durante tempestades intensas, o parque é frequentemente inundado, com isso, uma estratégia fundamental para garantir que os cursos d'água sejam adequadamente projetados por meio de um sistema baseado na natureza é melhorar o desempenho hídrico. O canal, que antes estava altamente poluído, agora foi revitalizado em um curso d'água ativo com uma abordagem adaptada ao clima. O rio ecologicamente restaurado, e com vegetação ciliar, melhora a qualidade da água filtrando e limpando o escoamento circundante e aprimorando a biodiversidade do local. Um curso d'água amplo e sinuoso aumenta a capacidade hídrica, proporciona uma planície de inundação resiliente e traz de volta ao parque um rio nativo com ecossistema diversificado.

Eco Parque Tebet / SIURA Studio - Fotografia de Exterior, Floresta
Cortesia de SIURA Studio
Eco Parque Tebet / SIURA Studio - Imagem 22 de 23
Planta

Construção Sustentável - Mais de 1500 árvores existentes foram avaliadas quanto à saúde e valor. A intervenção na paisagem é mantida o mínimo possível, preservando as árvores valiosas e os recursos naturais do local. Os materiais escavados, como as pedras do canal pré-existente e os troncos das árvores derrubadas, foram reutilizados e reaproveitados como parte do material de construção e elementos de projeto do novo parque. As árvores doentes foram realocadas para um novo local ou reutilizadas como parte do mobiliário e dos elementos do parque.

Eco Parque Tebet / SIURA Studio - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
Cortesia de SIURA Studio
Eco Parque Tebet / SIURA Studio - Imagem 19 de 23
Planta - Conceito e Situação
Eco Parque Tebet / SIURA Studio - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta, Jardim
Cortesia de SIURA Studio

Programas Comunitários Ativos - Essa abordagem colaborativa, juntamente com o envolvimento das comunidades locais e partes interessadas na inovação e co-criação, é o objetivo do projeto. O espaço ativo e passivo oferece uma ampla variedade de atividades recreativas, educacionais e sociais para a comunidade. O espaço aberto azul-verde revitalizado é acessível a pessoas de todas as idades e origens, um parque que realmente proporciona bem-estar social para a comunidade local.

Eco Parque Tebet / SIURA Studio - Fotografia de Interiores, Jardim
Cortesia de SIURA Studio

Conectividade Aprimorada - O parque inicial era separado pelo rio e por uma movimentada estrada, segregando a conectividade pedonal. Como parque público, a conectividade e acessibilidade para todas as pessoas são essenciais. Uma ponte para os pedestres em forma de infinito foi projetada para promover a conectividade pedonal como um caminho contínuo que conecta os parques separados. A ponte de cores marcantes e sinuosa foi projetada para evitar danos às árvores existentes e garantir o mínimo impacto no ambiente, convidando os usuários do parque a explorarem todo o local.

Eco Parque Tebet / SIURA Studio - Fotografia de Exterior, Jardim, Floresta
Cortesia de SIURA Studio

A conclusão do parque foi considerada um marco significativo para o desenho de parques públicos na cidade de Jacarta, integrando paisagens e espaços recreativos de forma harmoniosa, proporcionando uma maior equidade na cidade, um ecossistema onde humanos e natureza podem se fundir.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jacarta, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Eco Parque Tebet / SIURA Studio" [Tebet Eco Park / SIURA Studio] 25 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005644/eco-parque-tebet-siura-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.