Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos

Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, AidoCasa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoCasa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Mais Imagens+ 16

Villa de Álvarez, México
  • Arquitetos: Di Frenna arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  380
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lorena Darquea
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alccon, Estevez, Helvex, Holcim, Interceramic, Tecnolite
  • Arquiteto Responsável: Matia Di Frenna Müller
  • Arquiteto Diretor De Projeto: José Omar Anguiano de la Rosa
  • Paisagismo: Di Frenna arquitectos
  • Design De Interiores Cozinha: Bruno taller
  • Engenheiro Construtor: Juan Gerardo Guardado Ávila
  • Carpintaria : Taller el Roblito
  • Cidade: Villa de Álvarez
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Aido
© Lorena Darquea

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Zibu, um nome evocativo que se desdobra com majestosidade em sua arquitetura, convida-nos a explorar um espaço onde o desenho se transforma em uma sinfonia visual e sensorial. No coração desta morada, um eixo central no primeiro pavimento e outro no térreo se tornam o fio condutor que nos convida a percorrer cada canto da casa.

Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Lorena Darquea

Esses eixos são enquadrados por pilares de aço preto, que não só fornecem suporte estrutural, mas também criam um jogo de enquadramento e destaque de elementos-chave em seu caminho. No térreo, o eixo está sutilmente presente, enquanto no andar superior ganha destaque através de uma ponte de madeira, que adiciona calor e tranquilidade a esse nível.

Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Imagem 12 de 21
Planta - Térreo

Apesar de ocupar um terreno relativamente pequeno, a casa se fecha em suas fachadas para fornecer privacidade e uma sensação de acolhimento aos seus habitantes. Ao entrar nela, quem a habita desconecta-se completamente do exterior e mergulha em uma experiência de total imersão em seu interior. Por meio de uma treliça retrátil com ripas verticais de madeira, os residentes podem escolher o nível de aproximação ao contexto que os rodeia ou, caso contrário, podem optar por um ambiente de intimidade, se desejarem.

Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Lorena Darquea
Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Imagem 13 de 21
Planta - Primeiro Pavimento

A volumetria do projeto se desfragmenta em quatro pátios, dois no centro da casa e dois na parte frontal e posterior. Esses pátios, cheios de vegetação e árvores de guayabillo, criam pausas e respiros que iluminam os ambientes com um jogo de luzes e sombras, gerando uma atmosfera única à medida que se explora a residência.

Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Lorena Darquea

O programa da casa é dividido em dois níveis: o térreo abriga as áreas sociais, enquanto o andar superior abriga as áreas privadas. Essa divisão simbólica reflete a transição do ordinário ao extraordinário, do público ao privado, convidando os habitantes a encontrarem tranquilidade e paz nos espaços mais íntimos da casa.

Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Aido
© Lorena Darquea
Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Imagem 16 de 21
Corte Longitudinal

Desde a entrada, a casa desperta curiosidade e admiração. Escadarias suspensas de pedra dão as boas-vindas e revelam gradualmente os diferentes espaços, gerando uma sensação de descoberta.

Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Lorena Darquea
Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Imagem 17 de 21
Corte Transversal

A materialidade da casa mantém-se elegante e sóbria, onde cada elemento dialoga e se complementa entre si. As vigas de aço pintadas de preto expostas, sem ocultar a estrutura, acrescentam um toque de contemporaneidade e horizontalidade ao projeto, reforçado através de ranhuras ou juntas no concreto que lhe conferem continuidade, enquanto a presença da pedra proporciona texturas rugosas que convidam ao toque e se conectam com a natureza.

Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Lorena Darquea

A escolha do concreto pigmentado na cor amarela traz um toque distintivo ao projeto. A presença sutil e discreta dessa cor, além de ser esteticamente coerente, brinca com o reflexo da luz, mantendo os espaços sempre iluminados.

Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Bancada, Viga
© Lorena Darquea

A Casa Zibu é um santuário de tranquilidade, onde cada detalhe foi cuidadosamente pensado para criar uma experiência única.

Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Imagem 14 de 21
Elevação Frontal
Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Lorena Darquea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos" [Casa Zibu / Di Frenna Arquitectos] 23 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005540/casa-zibu-di-frenna-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.