-
Arquitetos: Arsomsilp Community and Environmental Architect
- Área: 59000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Landprocess Co. Ltd., Pat Phuchamni, Srirath Somsawat
-
Fabricantes: A.P.K. Dawkoo, BPK brick, COTTO, Gyproc, Holcim, Lysaght, SCG, ZILLION INNOVATION
“A liberdade é o solo, o ar e o fertilizante que farão crescer a flora do pensamento e, ao trazer o pensamento ao ideal, o ideal só pode acontecer quando as pessoas na sociedade são capazes de pensar livremente.”Puey Ungphakorn, 1974
Thammasat é uma universidade na Tailândia que anteriormente tinha o nome de "Universidade de Ciências Morais e Políticas". Este projeto foi iniciado em 2016, por ocasião do centésimo aniversário do Prof. Dr. Puey Ungphakorn, o décimo chanceler da Universidade Thammasat. Ele foi nomeado pela UNESCO como uma das pessoas mais importantes do mundo por sua "ética impecável". Ele dedicou sua vida para a importância do meio ambiente, qualidade de vida e saúde das pessoas em sua terra natal. Para refletir verdadeiramente seu espírito, este projeto está localizado no eixo principal da universidade a partir da Phahonyothin Road, como um marco e parque público que serve como o pulmão da comunidade de Thammasat e das pessoas do norte de Bangkok.
O projeto é inspirado em seu nome, "Puey", que significa monte de terra que nutre, cultiva e fortalece uma árvore desde sua base, refletindo como ele dedicou toda sua vida à importância da ecologia ambiental em sua terra natal. O projeto combina harmoniosamente a relação entre arquitetura e paisagismo para envolver a comunidade com funcionalidade e espaço de lazer, projetando um telhado verde vegetado que cobre todo o prédio. As plantas que crescem no telhado verde são todas comestíveis, para educar os estudantes universitários sobre práticas agrícolas e economias autossuficientes, e para desenvolver a consciência ambiental, que corresponde à intenção da Universidade Thammasat de gerenciar sua própria fonte de alimentos. As áreas de paisagem circundantes são utilizadas como jardins, áreas de lazer e quatro grandes piscinas que funcionam como uma bacia de drenagem e reservatório de tratamento natural da água.
Em um clima tropical, a estrutura curva do prédio expõe totalmente o telhado à luz solar direta e radiação solar, o telhado verde atua como um buffer absorvendo o calor e a radiação. A estrutura do telhado é projetada para ser uma laje dupla para evitar que a umidade das plantas cause danos ao prédio. O espaço de 1,5m entre eles permite uma manutenção conveniente e reduz o calor que entra no prédio, diminuindo o consumo de energia do sistema de ar condicionado e mantendo uma atmosfera interna agradável.
Tijolos são um material sustentável que proporciona resistência e segurança, ao mesmo tempo que mostra integridade em seu design, permitindo que os espaços interiores mantenham um microclima agradável ao longo do ano. Os tijolos interagem com a luz natural para criar a experiência espacial de luz e sombra ao longo das passagens que conectam o espaço interno ao espaço externo.
O prédio está localizado no centro do campus, sendo o principal marco e centro de aprendizagem comunitária, existem várias entradas que abrem acesso aos diferentes espaços de atividades para os alunos socializarem e se conectarem.
O projeto incentiva a aprendizagem multidisciplinar, para nutrir uma nova geração de professores e acadêmicos a acreditar no desenvolvimento social e na aprendizagem contínua, o design geral do projeto cria uma comunidade de aprendizagem. O espaço educacional promove interações e trocas de aprendizado em diferentes estilos, ao mesmo tempo que estimula um senso de comunidade. O prédio também oferece diferentes ambientes de aprendizado, desde espaços privados para reflexão, estudo ou pequenos grupos até espaços sociais para aprendizado por meio de interação e espaços comuns onde o aprendizado acontece por meio de discussão e conversa. O espaço geral é flexível o suficiente para acomodar diferentes tipos de atividades de aprendizado e enfatiza a sala de oração como exemplo de aprendizado crítico dentro da organização. O sistema de colunas-vigas é empregado para a maior parte da estrutura. A estrutura do 1º ao 3º andar do prédio acomoda uma variedade de espaços funcionais, com a sala de concertos conectando os 3 andares.