Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura

Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, PrateleiraEscritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarEscritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Cadeira, VigaEscritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, CadeiraEscritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Mais Imagens+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  39
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, Arkos, Docol, Drio Mobiliário, D’cor Móveis, Graphisofth, Indus Parquet, Portobello, Trimble Navigation, Valesul Representações, Zig & Zag Móveis
  • Arquiteto Líder: Tiago Scherer
  • Arquitetos Responsáveis: Maurício Ambrosi Rissinger, Guilherme Nogueira, Tiago Scherer
  • Equipe De Projeto: Maurício Ambrosi Rissinger, Guilherme Nogueira, Tiago Scherer, Yasmin Feijó Jaskulski, Sophia Frantz Do Amaral, Amanda Hoffmann De Abreu, Luiza Dala Rosa, Júlia Külzer, Luiz Sibemberg, Guilherme De Veiga Silva, Beatriz Aliberti, Daniela Mendes, Marina Aragão, Nina Gianisella, Natália Wiehe
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de interiores da sala comercial de 39m² teve como premissa abrigar a sede 03 da Oficina Conceito Arquitetura, localizada em Porto Alegre e no mesmo prédio que abriga a sede 02 do escritório. A escolha da materialidade foi pensada para que criássemos um ambiente misto que transitasse entre o industrial (telha metálica + laje de concreto aparente + calha de iluminação em chapa de aço) e o clássico (madeira natural e branco).

Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Marcelo Donadussi
Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Cadeira
© Marcelo Donadussi

O ambiente foi dividido em 3 partes, sendo a primeira composta por um grande volume de marcenaria que abriga o hall de entrada, a chapelaria e as áreas molhadas. A segunda parte é a zona de produção, onde os arquitetos fundadores trabalham no seu dia a dia. O último terço da sala é onde acontece a apresentação dos projetos para os clientes.

Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi

O hall de entrada foi concebido como um túnel de marcenaria com acabamento em lâmina da Tauari natural onde estão ocultas as portas de acesso ao serviço e ao quadro de luz. O detalhe do puxador da porta do serviço foi usinado em madeira maciça e inscreve as iniciais do nome do escritório (OCA).

Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Marcelo Donadussi
Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Imagem 26 de 27
Planta
Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Marcelo Donadussi

No serviço, o porcelanato esculpido serve de bancada e forma as prateleiras onde ficam os eletros de uso diário. Em espaços pequenos, temos que otimizar até mesmo o local de escorrer a louça, que neste caso é feito por uma pequena calha de inox apoiada dentro da própria cuba.

Adentrando a sala, temos à esquerda a chapelaria e a copa, ambas embutidas no volume de marcenaria e fechadas com portas que formam um grande painel branco com puxadores em lâmina da Tauari. A copa possui uma porta de abertura camarão, abriga bebidas em geral e serve de apoio para as reuniões de apresentação para os clientes.

Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© Marcelo Donadussi
Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Viga, Janela
© Marcelo Donadussi

No outro lado deste mesmo painel, temos a porta do lavabo que finaliza as áreas molhadas, todas com cubas esculpidas em porcelanato e formando um pórtico de utilidades.

Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© Marcelo Donadussi

A zona de apresentação de projetos recebeu um confortável sofá e uma poltrona de balanço onde os clientes sentam-se para acompanhar a evolução de seus projetos. O nicho de marcenaria embutido na parede revestida de telha metálica ondulada, serve de apoio e abriga objetos decorativos.

O setor de produção recebeu uma generosa mesa de formato orgânico que além de abrigar as três estações de trabalho, ainda possui um espaço transitório de apoio e abraça o volume central composto de marcenaria e policarbonato estrutural. Volume este que setoriza de forma translúcida e iluminada os dois ambientes principais, entregando assim a privacidade desejada e deixando a iluminação difusa e agradável durante o dia todo.

Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av.Independência, 925 Sala 1313 – Porto Alegre/RS - Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura" 17 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005496/escritorio-oca-sede-03-oficina-conceito-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.