Residência ZV / F:Poles Arquitetura

Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Exterior, JardimResidência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Exterior, JardimResidência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, VigaResidência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Exterior, JardimResidência ZV / F:Poles Arquitetura - Mais Imagens+ 46

Sorocaba, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  453
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Favaro Jr.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alus , Aluxe, Arza Mármores, Florense, Madeireira Nacional, Marcenaria Pedro Petry, Metalflama
  • Autoria: Fernando Poles
  • Assessoria Técnica E Executiva: Tiago Martins
  • Co Autoria: Fábio Monteiro, Mariana Shimura, Juliana Kawamura, Carol Holtz
  • Desenvolvimento: Equipe F:Poles
  • Paisagismo: Jardim Bossa
  • Projeto Estrutural: Hermes Bernardo Cálculo Estrutural
  • Projeto Hidráulico: Hermes Bernardo Cálculo Estrutural
  • Projeto Elétrico: Eletrodublin Engenharia Elétrica
  • Mão De Obra: J R Lima
  • Cidade: Sorocaba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Favaro Jr.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no interior de São Paulo na cidade de Sorocaba, a história da Residência ZV começou à partir do contato dos clientes com nosso escritório e o desejo, desde o princípio, de ter uma casa que ocupasse o mínimo possível do lote, potencializando as áreas livres para jardins e paisagismo, além disso, existia o desejo de que a casa possuísse uma varanda em 360° da qual eles pudessem caminhar por todo o perímetro da residência para visualizarem as paisagens dos vales existentes no entorno do lote.

Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Interiores, Jardim, Aido
© Favaro Jr.
Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Favaro Jr.

Para os usos, a demanda é de uma família jovem de três pessoas, sendo o casal e um filho, que gostam de receber amigos e familiares. Além da área social, a sala de televisão e o escritório eram ambientes importantes, sendo um espaço que pudessem apreciar literatura, música e filmes. 

Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Viga
© Favaro Jr.

Já sobre a materialidade nos trouxeram uma demanda da qual gostamos muito de trabalhar, o desejo de muita vegetação, dentro e fora da residência, além disso, foi pedido para que materiais naturais estivessem presentes, como o concreto aparente, a madeira, o cimento queimado e pedras com assentamento natural. 

Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Favaro Jr.

Com isso, a estratégia de projeto foi para que ao ingressar a residência, a pessoa seja convidada a percorrer um caminho em meio a vegetação, pedras e luz natural, com o visual do jardim ao fundo. O projeto tem como premissa trazer a vegetação, que comumente se encontra no exterior, para a parte interna da residência, fazendo uma composição com os materiais utilizados, como a pedra, a chapa corten, a madeira e o concreto aparente, sempre compondo elementos, para equilibrar as sensações nos ambientes. Podendo reunir amigos e familiares para confraternizar e contemplar a natureza, estabelecendo uma conexão direta com ela. 

Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Favaro Jr.
Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Favaro Jr.
Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Favaro Jr.

A residência se desenvolve em dois pavimentos, sendo área social, serviço e suíte de hóspedes no térreo e área íntima, com as suítes privativas e copa no pavimento superior. Todos os dormitórios tem acesso a sacada periférica, permitindo a conexão material e visual com o externo, garantindo a vista do horizonte.

Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Pátio
© Favaro Jr.
Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Imagem 44 de 51
Planta - Térreo
Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira, Viga
© Favaro Jr.

O projeto segue uma linha de materialidade conceitual que se dá através da ideia de que um volume térreo que toca o chão é todo revestido em pedra natural, volume este que serve como uma espécie de base para o bloco superior, este, com materialidade diversa, sendo estruturado em placas de concreto aparente, com beirais revestidos em madeira e chapas de aço corten.

Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Favaro Jr.
Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Imagem 45 de 51
Planta - Pavimento superior
Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Favaro Jr.

A decoração foi concebida a fim de complementar os materiais já utilizados nos ambientes. Com elementos naturais e peças com cor e identidade, foi possível estabelecer o equilíbrio das composições dos ambientes, além disso consideramos que o projeto de paisagismo do escritório Jardim Bossa é algo tão importante quanto o projeto arquitetônico, uma vez que, principalmente neste projeto, a arquitetura e o paisagismo caminham juntas de forma indispensável. 

Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Favaro Jr.

No projeto também temos alguns mobiliários de Carlos Motta e a participação do Ateliê Pedro Petry e do Jardim Bossa na concepção e execução de alguns ambientes, como a Suíte do Casal e também na Suíte de Hóspedes e do Escritório/Biblioteca.

Residência ZV / F:Poles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Favaro Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência ZV / F:Poles Arquitetura" 02 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005456/residencia-zv-f-poles-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.