Restaurante Brota / Tadu Arquitetura

Restaurante Brota / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Iluminação, PrateleiraRestaurante Brota / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, JanelaRestaurante Brota / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaRestaurante Brota / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Madeira, JanelaRestaurante Brota / Tadu Arquitetura - Mais Imagens+ 14

Rio de Janeiro, Brasil
  • Arquitetos: Tadu Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  137
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Duayer
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Conceitos Marcenaria, Decorasi Marcenaria, Marmoraria Strong Art, Thonart
  • Briefing, Concepção E Conceituação De Projeto: Thiago Tavares
  • Modelagem 3 D: Raphael Vermil
  • Desenvolvimento E Detalhamento Do Projeto De Interiores: Patricia Fontaine, Cissa Baiseredo
  • Acompanhamento De Obra: Patricia Fontaine, Cissa Baiseredo
  • Execução Da Obra: Construtora Macco
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Brota / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Madeira, Janela
© João Duayer

Descrição enviada pela equipe de projeto. A rua Conde de Irajá, em Botafogo, no Rio de Janeiro, abriga uma coleção de casas preservadas do início do século XX. É uma área conhecida, principalmente pela alta concentração de bares e restaurantes. O projeto do restaurante Brota apontava, justamente, para a ocupação de um desses imóveis.

Restaurante Brota / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Prateleira, Iluminação
© João Duayer

O cardápio vegetariano cuidadosamente elaborado com ingredientes leves e descomplicados e a intenção de valorização das cores dos azulejos antigos da fonte existente no pátio central foram o ponto de partida do conceito da intervenção. A opção por trabalhar com tons claros, madeira, pedras, tijolos, mobiliários curvos e superfícies sinuosas, trouxe ressonância entre a arquitetura e elementos orgânicos encontrados na natureza. As janelas e pátio central proporcionam claridade e considerável circulação de ar dentro da casa, contribuindo de maneira significativa para a economia de luz artificial e refrigeração mecânica durante boa parte do dia.

Restaurante Brota / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© João Duayer
Restaurante Brota / Tadu Arquitetura - Imagem 18 de 19
Planta

O salão foi ocupado estrategicamente com um bar de “boas vindas” acompanhado por mesas e sofá periférico. O centro do salão principal foi o lugar escolhido para a grande mesa coletiva do restaurante. O armário de apoio serve de barreira visual entre clientes e o acesso à cozinha e banheiros. No fundo do salão, outra mesa coletiva foi posicionada junto à porta da varanda.

Restaurante Brota / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© João Duayer

A obra pode ser considerada um movimento de “ocupação limpa”. O bar foi estruturado em serralheria e apoiado sobre um tablado de madeira, assim como os demais elementos presentes – Sem fixação definitiva, tudo é móvel. As luminárias de globo já estavam no local e não foram mexidas. O piso passou por um processo de recuperação. A fachada foi repintada na cor exigida pela lei que se aplica a edifícios tombados. A parte de dentro foi coberta na cor creme com esquadrias na cor bordô. Durante a permanência no interior do espaço o cliente pode observar traços genuínos do casarão, como o jardim com fonte, o piso de ladrilho e paredes originais - Elementos de riqueza plástica que trazem singularidade para o projeto.

Restaurante Brota / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© João Duayer
Restaurante Brota / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© João Duayer

Assim como grande parte dos nossos projetos comerciais, a abordagem arquitetônica tem como premissa o compromisso de fazer “mais” com “menos”. A observação do espaço e a decisão criteriosa sobre os itens e aspectos que devem ser reaproveitados e ressignificados, permite que o investimento na reforma e ocupação do novo ponto comercial seja menos oneroso em recursos e tempo, sempre optando por valorizar elementos originais do espaço ao invés de simplesmente, substituir por algo novo.

Restaurante Brota / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Iluminação, Prateleira
© João Duayer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Brota / Tadu Arquitetura" 15 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005433/restaurante-brota-tadu-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.