Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO

Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Exterior, JanelaCentro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCentro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de InterioresCentro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de InterioresCentro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: ALL STUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  850
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Qingshan Wu
  • Paisagismo: ALL STUDIO
  • Consultoria: Pan Feng Architecture Group
  • Arquiteto Responsável: Shiqi Li
  • Equipe De Projeto: Shiqi Li, Lei Jin, Hui Tan
  • Clientes: Wutong yard
  • Cidade: Jinhua
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Exterior, Janela
© Qingshan Wu

Descrição enviada pela equipe de projeto. O "Wu Tong" está localizado na entrada da vila de Shentang, em Yiwu, China, consistindo em um volume principal feito em concreto e três estruturas auxiliares, mantendo uma relação próxima com a vila. Como uma edificação icônica, o pátio frontal com árvores chinesas testemunhou as mudanças históricas da comunidade por cem anos e carrega a memória de várias gerações de moradores. O projeto procura estabelecer uma maneira que constantemente guia as pessoas a compreenderem a relação entre a arquitetura, o pátio das árvores e a paisagem circundante ao percorrer o volume. Esperamos que, através desse mecanismo, possamos marcar a experiência dos visitantes e verdadeiramente entrelaçar a memória espacial, as edificações e a paisagem local. 

Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Exterior
© Qingshan Wu
Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Exterior, Janela
© Qingshan Wu

Bloco e Paisagem. Com base na premissa de não alterar a estrutura original, após remover as adições confusas na linguagem original da fachada, posicionamos um conjunto de "blocos" de diferentes escalas dentro da estrutura do volume, contando com esses "blocos" para se aproximar do entorno por múltiplos ângulos. Duas casas de chá cuneiformes foram posicionadas no segundo andar para restaurar a intenção dos pavilhões. Entre elas, um bloco tem uma abertura que quase engloba a árvore na frente dele. Já o outro é o oposto, pequeno por fora e grande por dentro, rastejando e olhando em direção à floresta no pátio frontal. 

Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Interiores, Fachada
© Qingshan Wu
Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Qingshan Wu

No primeiro andar, um bloco de 4 x 8 metros é projetado para criar um espaço cinza em forma de funil entre o pátio frontal e o corredor, coordenando e equilibrando a atmosfera dos dois. O espaço dos livros no lado sul introduz a paisagem das copas das árvores e sua parte mais baixa abre as vistas para a estrada Chifeng e os campos de trigo distantes, acompanhados pelo som do rio Wulibai, que é tranquilo e afastado. 

Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada
© Qingshan Wu
Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Interiores, Fachada
© Qingshan Wu

Dobra e Direcionamento. O lado leste do volume está voltado para o interior da vila Shentang. Transformamos a fachada leste do volume em uma dobradura - uma placa de metal em contínua mudança e uma janela de vidro. As dobras absorvem a luz durante o processo contínuo de rotação, ao mesmo tempo em que direcionam o olhar do espectador para o telhado abaixo, para as casas da vila próxima, assim como, para os campos e colinas distantes. 

Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Qingshan Wu
Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Qingshan Wu

Agulha e Linha. Após cem anos de crescimento, a floresta no lado sul entrelaçou todo o pátio. Ela desempenha um papel importante neste projeto. Na fachada oeste, existem quatro árvores próximas ao volume. Estabelecemos diferentes níveis de relação entre a árvore e a edificação: aproximar, tocar, evitar, atravessar... A relação entre a árvore e o volume é exibida horizontalmente na fachada para que as pessoas possam ler. Enfrentando a floresta exuberante e as restrições de custo, o material da fachada usa tinta vermelha de rugosidade e saturação baixa como resposta. A floresta verde e os volumes vermelhos se complementam e também ecoam a relação de "agulha e linha" entre os dois lados. 

Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Interiores
© Qingshan Wu
Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Qingshan Wu

Além das considerações físicas e de cor, esta relação também é refletida na linha fluida do primeiro ao segundo nível, onde o conjunto de "blocos" é conectado e incorporado repetidamente, enfatizando a floresta na experiência do visitante. Sob a interação de múltiplas considerações, o destino da edificação está intimamente entrelaçado com a floresta em crescimento.

Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO - Fotografia de Exterior
© Qingshan Wu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shentang Village, Yiwu, Jinhua, Zhejiang, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO" [Yiwu Chian Wutong yard / ALL STUDIO] 22 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005428/centro-yiwu-chian-wutong-yard-all-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.