Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group

Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Fotografia de Exterior, FachadaCentro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Fotografia de ExteriorCentro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Fotografia de Exterior, Escada, Cerca, CorrimãoCentro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Fotografia de Exterior, Cerca, CorrimãoCentro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Mais Imagens+ 18

Petaling Jaya, Malásia
  • Arquitetos: DTLM Design Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  396
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:H.Lin Ho
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  American Standard, Ampelite, Nippon Paint
  • Arquiteto Responsável: Tan Loke Mun
  • Cidade: Petaling Jaya
  • País: Malásia
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Fotografia de Exterior
© H.Lin Ho

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Comunitário PJKita é um novo ponto de encontro para a comunidade local, especialmente a chamada "Geração Z". Localizado no Parque Kelana Jaya, o projeto ocupa 2 hectares e foi realizado no âmbito da PJKita, uma iniciativa da Câmara Municipal de Petaling Jaya (MBPJ). O projeto tem como objetivo envolver os jovens e reunir a comunidade para alcançar uma cidade sustentável e criativa. O centro comunitário tem dois andares com uma área total construída de 310 metros quadrados.

Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Fotografia de Exterior, Fachada
© H.Lin Ho
Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Imagem 18 de 23
Diagrama
Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Fotografia de Exterior, Fachada
© H.Lin Ho

Ele possui um hall aberto no térreo que facilita eventos e atividades da comunidade. Os banheiros estão localizados no nível do solo, enquanto o primeiro andar abriga o escritório de administração do PJKita, sala de reuniões e um espaço para eventos em quatro salas cilíndricas de vidro. O centro comunitário inclui uma rua comercial separada composta por contêineres de transporte modificados. Start-ups de varejo podem alugar os espaços para seus negócios. Há uma área destinada a uma praça de alimentação e um mercado, além de espaço para atividades infantis, uma pista de skate e instalações esportivas. A forma da edificação, com os volumes circulares envidraçados sustentados por pilares de concreto moldado e acessados por uma rampa para pessoas com deficiência, foi projetada como um protótipo para o conceito das "coberturas em T". O projeto começou com a pintura de murais de rua por moradores locais de PJ, proporcionando uma valiosa experiência prática enquanto retribui à comunidade por meio do projeto.

Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© H.Lin Ho
Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Fotografia de Interiores, Escada, Aço, Viga
© H.Lin Ho

Conceito - O projeto é concebido como um ecossistema tropical unido por uma nova coluna estrutural biofílica de "estruturas em T". Essas coberturas modulares permitem fácil integração com impacto mínimo no entorno, conectividade em várias camadas e crescimento orgânico em todas as direções. Um mínimo de 3 unidades de coberturas é o necessário para triangulação estrutural e estabilidade. A cobertura, que possui uma forma dinâmica expressiva, é uma estrutura icônica e funcional que proporciona abrigo e sombra. Em termos biofílicos, a cobertura imita as antigas e majestosas árvores tropicais da floresta. Modulares, elas permitem fácil integração com mínimo impacto no entorno, conectividade em várias camadas e crescimento orgânico em todas as direções. Os serviços são incorporados para permitir um volume contínuo e minimamente obstruído no nível do solo (cada módulo de cobertura tem apenas um ponto de contato), sendo possível utilizar totalmente esse espaço, ao mesmo tempo em que permite maior flexibilidade para abrigar o que for necessário.

Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Fotografia de Exterior, Fachada
© H.Lin Ho

O sistema é orgânico e capaz de crescer conforme necessário ou possível. O formato e a estrutura funcional da cobertura e dos elementos subsequentes que se formam ao longo da coluna são intercambiáveis e integrados uns aos outros, tornando possível multiplicá-los e replicá-los, como células e organismos. Múltiplas coberturas podem ser entrelaçadas perfeitamente no ambiente existente, na natureza e na paisagem.

Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Fotografia de Interiores
© H.Lin Ho
Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Imagem 20 de 23
Diagrama
Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Fotografia de Exterior, Fachada
© H.Lin Ho

Coluna - A coluna é um corredor coberto estendendo-se ao longo da rua comercial por 60 metros, fornecendo uma ligação entre as lojas e o Centro Juvenil. Essa rua coberta também é usada para sediar festivais comunitários, feiras de comida e lojas. O forro feito com chapas metálicas e fibra de vidro controla a luz solar, o calor e a chuva no clima tropical. A cobertura é orientada para fornecer a quantidade máxima de sombra enquanto permite que os ventos predominantes atravessem o espaço.

Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group - Fotografia de Exterior, Fachada
© H.Lin Ho

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kelana Jaya, SS7, Petaling Jaya, Selangor, Malásia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário PJKita / DTLM Design Group" [PJKita Community Centre / DTLM Design Group] 21 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005386/centro-comunitario-pjkita-dtlm-design-group> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.