Casa Sob o Barco / Chaoffice

Casa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, JanelaCasa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Janela, CadeiraCasa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCasa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa Sob o Barco / Chaoffice - Mais Imagens+ 37

Distrito de Chaoyang, China
  • Arquitetos: Chaoffice
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yumeng ZHU
  • Arquiteto Responsável: Zhi CHENG
  • Equipe De Projeto: Di WU / Juhao PAN
  • Engenharia: Xuemei GAO
  • Consultoria: Yuebo MIN
  • Colaboradores: Cheng LUO
  • Construção: Beijing Xincheng Construction Engineering Co.
  • Cidade: Distrito de Chaoyang
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Casa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Janela
© Yumeng ZHU

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto tem uma relação inerente com o pensamento de nossa prática, buscando soluções na combinação de uma série de espaços díspares de várias escalas, culminando em uma entidade fluída e difusora que ocupa o local, como a terra seca se tornando um rio ou lagoa. O terreno está localizado dentro da área úmida do rio Chaobai, em Pequim. Os prédios vizinhos são relativamente dispersos, aninhados em uma vegetação exuberante. Já as edificações existentes no terreno estavam voltadas para dentro, ocupando menos da metade do lote, com um pátio de superfície sólida no centro. A arquitetura tinha limites bem definidos. No entanto, dentro de um ambiente cercado por plantas, parecia uma ilha isolada.

Casa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Yumeng ZHU

Casa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Interiores, Aido
© Yumeng ZHU

Nosso cliente é um professor. Durante nossa primeira reunião, ele contou suas experiências de viagem a mosteiros e templos antigos em todo o mundo, e como essas arquiteturas proporcionavam uma sensação de imersão. O projeto seria tanto sua casa quanto um lugar para estudar. A nova casa teria uma série de recantos cheios de estantes e mesas, espalhados por toda parte. Conforme as pessoas se moveriam dentro do volume, seriam encorajadas a sentar e ler ou escrever quando sentissem vontade. Essa atmosfera persistente se alinha perfeitamente com a abundância de flores, plantas e árvores ao redor.

Casa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Janela, Cadeira
© Yumeng ZHU
Casa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Yumeng ZHU

De acordo com o plano, a nova casa precisava acomodar mais de 20.000 volumes de livros em uma escala que não combinava com o entorno. Portanto, para minimizar o impacto visual no bairro, uma parte do volume existente foi desmontada e uma grande edificação foi posicionada no centro do terreno. No entanto, a partir de uma perspectiva interna, esse volume gera uma cavidade enorme.

Casa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Cadeira
© Yumeng ZHU

Casa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Corrimão
© Yumeng ZHU

Tentamos resolver o problema invertendo o telhado. Nesse espaço de pé-direito duplo, medindo 7m x 14m, as paredes ocupadas por estantes atingem uma altura de até 6 metros, enquanto o forro desce em direção ao centro do ambiente. Desde baixo é possível sentir que o volume do telhado se assemelha ao casco de um navio, ajustando a escala originalmente expansiva. O telhado descendente forma um espaço côncavo. Como a linha de visão dentro dessa área raramente ultrapassa a altura dos beirais externos tal abordagem oferece ainda uma cobertura acessível conectada à natureza em um lugar onde a privacidade entre vizinhos é altamente valorizada.

Casa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Mesa, Viga, Fachada
© Yumeng ZHU
Casa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga
© Yumeng ZHU

A extremidade norte do terreno possui árvores abundantes e um espaço aberto. Nos esforçamos muito para a preservação dessas árvores, criando outro pátio interno cercado por novos volumes na forma de um anel. Em seguida, edificações menores foram inseridas entre esses volumes e a parede externa do terreno, criando uma série de pátios menores no processo.

Casa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Prateleira, Cadeira, Viga
© Yumeng ZHU

Para minimizar novamente o impacto nas propriedades vizinhas, todo o lado norte do terreno foi escavado em 1 metro. No entanto, a altura das árvores existentes não pôde ser ajustada e permaneceu a mesma, resultando em uma diferença de elevação de 750 mm entre as áreas internas e externas que rodeiam o pátio. Seguindo essa diferença de elevação, uma mesa circular contínua se forma, e o pátio parece se tornar parte dessa mesa. No verão, à medida que as plantas crescem, surge uma forma parecida com um arranjo floral gigante.

Casa Sob o Barco / Chaoffice - Fotografia de Interiores, Viga
© Yumeng ZHU

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sob o Barco / Chaoffice" [House Under The Boat / Chaoffice] 18 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005339/casa-sob-o-barco-chaoffice> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.