Startup Vitat / Macro Arquitetos

Startup Vitat / Macro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de EstarStartup Vitat / Macro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaStartup Vitat / Macro Arquitetos - Fotografia de InterioresStartup Vitat / Macro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, PátioStartup Vitat / Macro Arquitetos - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos Responsáveis: Carlos Duarte, Juliana Nogueira
  • Construção: Edifar
  • Gerenciamento: Macro Arquitetos
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Startup Vitat / Macro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ana Helena Lima

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o propósito de criar um ambiente contemporâneo, jovem e descontraído, o projeto de arquitetura assinado pelo escritório MACRO Arquitetos, comandado pelos arquitetos Carlos Duarte e Juliana Nogueira, para a startup Vitat de saúde e bem-estar, foi idealizado para trazer um layout que traduzisse os pilares da empresa e que também trouxesse soluções de baixo custo. O escritório, que comporta 200 funcionários, foi implementado em uma laje de um prédio, no qual a parte do core dos elevadores é central. Tomando como base essa implantação, os arquitetos projetaram dois ambientes opostos. De um lado, a área de trabalho, com mesas e sala de reunião para o dia a dia. Do outro, um espaço mais informal para uso diverso, com espaço de convivência, copa, área de vídeo game, exercícios e outra sala de reunião para encontros e palestras. 

Startup Vitat / Macro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Ana Helena Lima

Predominantes em todos os ambientes do escritório, as cores vibrantes trazem personalidade e identidade para o espaço. Todos os detalhes foram destacados com as cores da paleta da empresa. O verde neon está presente no rodapé, nas eletrocalhas e tubulações SPK dos tetos. A cor rosa ganha destaque no detalhe de onda entre as janelas, com uma arandela que complementa a área, que além de fortalecer a marca, traz identidade e ajuda a aquecer o ambiente. Já a cor roxa, é a cor complementar, presente em itens de comunicação visual, pinturas de paredes e no tampo da ilha da área de convivência. Esses detalhes em cores e a implementação do paisagismo com plantas de baixa manutenção no espaço, ajudam a quebrar a frieza do concreto visual formal do ambiente, trazendo a sensação de frescor em um ambiente acolhedor. Um dos principais desafios encontrados pelos arquitetos era o teto existente que possuía um fechamento em forro liso que dava a sensação de achatamento com o pé direito e era prejudicial para a acústica. Para solucionar este problema e reforçar o visual descontraído do espaço, todo forro de gesso acartonado foi removido, deixando a laje e a infraestrutura existente expostas.

Startup Vitat / Macro Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Ana Helena Lima

Para atender ao baixo orçamento, foram aproveitados o máximo de itens já existentes no escritório anterior, como a bancada de trabalho, além de incorporar o piso elevado de ardósia natural no espaço, sem considerar nenhum revestimento. Na área de trabalho, foi implantado um ambiente com layout fluido. Os sofás em módulos rosa foram desenhados pela MACRO, com o intuito de ser um mobiliário componível, que se adequa ao layout conforme a necessidade. Na área de convivência, o paisagismo também foi explorado, trazendo uma grande Ficus Lyrata saindo da ilha compartilhada circular em roxo, o que também reforça a identidade visual da marca.

Startup Vitat / Macro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Pátio
© Ana Helena Lima

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Startup Vitat / Macro Arquitetos" 12 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005305/startup-vitat-macro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.