Casa CR / Arpon Arquitectura

Casa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Viga, Cadeira, JanelaCasa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Exterior, JardimCasa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Exterior, TerraçoCasa CR / Arpon Arquitectura - Mais Imagens+ 22

Córdoba, Argentina
  • Arquitetos: Arpon Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluar, AutoDesk, FV, Holcim, Johnson amoblamientos cocina, Lumion, Rocca, Samsung, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsável: Arq. Juan Ignacio Pons
  • Engenharia: Eng. Andres Desimone.
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gonzalo Viramonte
Casa CR / Arpon Arquitectura - Imagem 21 de 27
Planta - -1
Casa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi criado para atender às necessidades de uma família composta por dois adultos e três crianças pequenas, onde os encontros sociais desempenham um papel fundamental em sua vida cotidiana. Esse aspecto foi o ponto de partida que influenciou o programa e a distribuição da residência.

Casa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gonzalo Viramonte
Casa CR / Arpon Arquitectura - Imagem 22 de 27
Planta - Térreo
Casa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Gonzalo Viramonte
Casa CR / Arpon Arquitectura - Imagem 23 de 27
Planta - Cobertura
Casa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Gonzalo Viramonte

A casa fica no condomínio fechado La Deseada, localizado na cidade de La Calera, em Córdoba, Argentina. Este condomínio é composto principalmente por casas unifamiliares em lotes de aproximadamente 1.200 m2, situados em uma montanha, o que foi um dos aspectos-chave a serem considerados no projeto. O terreno apresenta uma inclinação ascendente da rua até seu fundo, o que nos proporciona a oportunidade de aproveitar as vistas sem obstáculos ao implantar a casa adequadamente.

Casa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Gonzalo Viramonte

O terreno possui medidas de 30 metros de frente por 45 metros de comprimento, com orientação norte na rua principal de acesso e orientação noroeste, onde estão localizadas as vistas para as serras de Córdoba. Existe uma diferença de altura de 12 metros entre a rua e o fundo do terreno.

Casa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gonzalo Viramonte

A distribuição da casa atende a duas necessidades principais. Em primeiro lugar, buscou-se incorporar as vistas para as serras de qualquer ponto da casa, a fim de integrar a bela paisagem externa à dinâmica interna do lar. Em segundo lugar, buscou-se incentivar o constante encontro social em cada uma das áreas da casa, estabelecendo uma conexão com a paisagem como elemento protagonista. Esses dois aspectos também nos levaram a buscar uma solução que oferecesse privacidade, o que se reflete na morfologia da construção.

Casa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Exterior, Terraço
© Gonzalo Viramonte

O programa é organizado em dois pavimentos: no primeiro nível de acesso, há uma garagem para dois veículos e uma entrada secundária para um espaço de reunião social, onde há uma área de churrasco. No segundo andar, toda a planta da casa se desenvolve em forma de L, utilizando um dos braços para a área mais privada, onde estão localizados um escritório, dois dormitórios para crianças com um banheiro e um dormitório principal com banheiro privativo.

Casa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Gonzalo Viramonte

No outro braço fica a sala de estar-jantar com cozinha integrada, uma lavanderia com pátio de serviços e a área de encontros com churrasqueira. Tudo isso é desenvolvido em um único pavimento graças a uma grande parede de concreto, que permitiu criar uma superfície plana onde a casa foi implantada. Além disso, foi adicionado um pátio com piscina para desfrute social e conexão com as vistas das serras. O corte da montanha foi utilizado como elemento de projeto na entrada da casa e como conexão entre o interior e o entorno, ao mesmo tempo em que oferece privacidade à residência.

Casa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gonzalo Viramonte

Quanto à materialidade, optou-se por elementos clássicos e duráveis, como lajes e paredes de concreto aparente, madeira para gerar calor em certos ambientes, e vidro para se conectar com o entorno e aproveitar as vistas do projeto.

Casa CR / Arpon Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CR / Arpon Arquitectura" [Casa CR / Arpon Arquitectura] 17 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005277/casa-cr-arpon-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.