Apartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos

Apartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos - Fotografia de Interiores, PrateleiraApartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos - Fotografia de Interiores, CadeiraApartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos - Fotografia de InterioresApartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos - Fotografia de InterioresApartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  97
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sofia Dourado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BRUMA, Efapel, Ikea, Light & Store, SANTANA, Sanindusa, Sanitana
  • Arquiteto Líder: Miguel Ribeiro Amado
  • Arquiteto Responsável: João Cópio
  • Pinturas: Rosário Ribeiro
  • Engenharia: MD Engenharia
  • Instalações: PA | Projectos de Engenharia
  • Marcenaria: Miguel Nicolau
  • Cidade: Barreiro
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Sofia Dourado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto incide num apartamento situado no Barreiro, que pertenceu ao pioneiro da fotografia e cinematográfica portuguesa, Augusto Cabrita, que enquanto era vivo costumava dizer que a “simplicidade era o auge da inteligência”.

Apartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Sofia Dourado

O apartamento situa-se no quarto andar com uma vista sobre o Barreiro Antigo e Lisboa, tendo um vista desafogada. Após a primeira visita ao apartamento, apercebemo-nos do comportamento da luz, da sua imponência no espaço, da sensação de amplitude que lhe conferia, aliada a vista sobre o Rio Tejo, que nos transmitiu uma sensação de liberdade, uma espécie de convite a sonhar.

Apartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Sofia Dourado
Apartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos - Imagem 16 de 20
Planta - Depois

A proposta resultou da conjugação desta perceção na visita ao apartamento e da transposição para o espaço físico da ideia transmitida pelo Augusto Cabrita. Deste modo procurou-se reorganizar as funções dos espaços, transpondo as zonas de estar para a zona com vista sobre o rio e as zonas de dormir para a zona com melhor exposição solar. Esta transposição permitiu agregar as funções mais privativas libertando o resto dos espaços para as atividades sociais, agregando as zonas de circulação à sala. Esta opção possibilitou criar uma sala com maior área e amplitude.  

Apartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Sofia Dourado
Apartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Sofia Dourado

Devido ao espaço reduzido do objeto arquitetónico a tipologia foi desenvolvida de forma a criar uma sucessão de espaços utilizando a luz natural, enquanto elemento unificador dos espaços interiores da habitação. Os diversos enfiamentos visuais acompanham a pessoa ao longo dos espaços arquitetônicos, sendo estes percebidos como um somatório unificado.  

Apartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Porta
© Sofia Dourado

Todas as ações desde a escolha dos materiais, a forma de a aproveitar a luz natural, o mobiliário e porta procuram ser simples, mas ao mesmo tempo conferir carisma à proposta. Esse carisma é acentuado com a criação de uma porta giratória que foi interpretada como um portal, “the Gate”, para a zona dos sonhos. A sua forma e materialidade permite que a luz passe durante o dia e à noite assume-se como a “fonte de luz” da casa. Procurou-se, com o pavimento e os perfis de madeira, contar a história do passado do apartamento e em simultâneo dividir o espaço total em pequenas zonas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barreiro, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento do Pintor / Miguel Amado Arquitectos" 10 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005268/apartamento-do-pintor-miguel-amado-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.