Casa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB

Casa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Fotografia de Exterior, JanelaCasa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Fotografia de Interiores, VigaCasa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Mais Imagens+ 31

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2640
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Brigida Gonzales
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Colt, Franz Nüsing GmbH & Co.KG, Freese Fußbodentechnik, M.C.I. Metalldecken, SANA Trennwandbau, Schmitt + Sohn Aufzüge, Woschko Winlite, Zumtobel
  • Projeto E Gestão De Projeto: Michael Muffler, Tano Muffler
  • Gestão De Projeto: Reiner Glocker
  • Programa: Museu
  • Ano De Conclusão: 2017-2023
  • Projeto Elétrico: IEB Ingenieurbüro für Haustechnik
  • Cidade: Weimar
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Brigida Gonzales

Contexto. Eventos históricos moldam a identidade, o que não é diferente para o prédio no Theaterplatz 4. Localizado bem em frente ao significativo Teatro Nacional de Weimar, ele desempenha um papel crucial na narrativa da cidade. Esse antigo depósito de carruagens (1823) tombado como patrimônio histórico testemunha uma história diversa. Assim como a própria cidade, o prédio passou por inúmeras transformações arquitetônicas. Sua encarnação mais recente como uma galeria de arte, conhecida como "Museu Bauhaus", se alinha estrategicamente com o Theaterplatz, exibindo sua grandiosa fachada. Embora o conceito original simétrico tenha sido um pouco obscurecido pelas alterações nas anexos laterais, o espaço de exposições amplo da galeria de arte emerge claramente de sua simetria original. No entanto, enquanto a conexão do prédio com a praça está bem definida e é arquitetonicamente significativa, essa precisão é perdida na parte posterior do edifício.

Casa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Brigida Gonzales
Casa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Brigida Gonzales

Design Urbano. O bairro como um todo está passando por uma transformação com o projeto da "Casa da República de Weimar". O museu tem como objetivo conferir uma identidade distinta ao Zeughofquartier, servindo como seu centro proeminente e prestigioso. A ruína da antiga armaria, intimamente ligada à Casa da República de Weimar, desempenha um papel vital nessa transformação. As paredes externas preservadas da base da armaria se intersectam com a estrutura da galeria de arte, fornecendo uma ligação tangível entre as histórias de ambos os prédios, contribuindo para sua identidade compartilhada e oferecendo uma oportunidade de revitalizar a área traseira da galeria de arte existente.

Casa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Fotografia de Exterior, Janela
© Brigida Gonzales
Casa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Fotografia de Interiores, Viga
© Brigida Gonzales

Conceito. O projeto segue um conceito simples, mas claro: aprimorar o existente por meio de intervenções mínimas. O saguão, a loja do museu e o guarda-roupa servem como uma introdução ao prédio, concedendo acesso ao amplo salão da galeria de arte. Este espaço abriga a seção inicial da exposição e também é flexível o suficiente para acomodar eventos ou exposições especiais. Em uma progressão lógica, o portal do salão é espelhado em sua parede traseira, criando uma transição perfeita para a extensão. A nova estrutura interage com a existente, mantendo uma distância respeitosa em vez de envolvê-la. Um elemento de circulação leve serve como um elemento de conexão entre o prédio existente e o novo, integrando perfeitamente todos os níveis da Casa da República de Weimar em sua interseção vertical. Esse design também proporciona uma conexão experimental direta com as ruínas da armaria.

Casa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Brigida Gonzales
Casa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Fotografia de Interiores
© Brigida Gonzales

Funcionalidade. A extensão do museu é construída sobre a fundação das ruínas da armaria, consistindo em três espaços distintos, mas com propósitos definidos. O nível do jardim engloba áreas de educação política, abrigando uma sala multifuncional e um pequeno café. Com seu design transparente e abertura em todos os lados, esse espaço promove uma conexão com o entorno. O interior é minimamente dividido, com foco nas paredes de base históricas da armaria. O nível intermediário continua o espaço de exposição, proporcionando flexibilidade através de divisórias móveis ou estruturas inseridas. Este espaço neutro enfatiza a apresentação do museu, enquanto janelas estrategicamente posicionadas oferecem vistas diretas da área aberta. O nível superior serve como um centro de pesquisa científica, acomodando escritórios, áreas de reunião e uma biblioteca dentro de uma estrutura flexível. Uma faixa contínua de janelas garante luz natural ampla e estabelece uma conexão com o ambiente externo. O porão permanece em sua maioria inalterado, servindo como área de armazenamento e técnica, enquanto os banheiros públicos serão renovados para se alinhar ao design geral.

Casa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Fotografia de Interiores, Janela
© Brigida Gonzales
Casa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Imagem 26 de 36
Planta - Pavimento do Jardim

Materialidade e Construção. O projeto tem como objetivo transmitir uma sensação de tranquilidade e presença. A extensão continua perfeitamente a narrativa da galeria de arte, dando nova vida à sua identidade. Para alcançar isso, uma estrutura homogênea será adicionada ao prédio heterogêneo existente, incorporando uma elegância clássica. Uma estrutura simples e bruta de concreto armado fornece a fundação, enquanto o térreo mescla perfeitamente os espaços interiores e exteriores, acentuando as paredes históricas da armaria. A estrutura sólida acima parece flutuar, com janelas cuidadosamente integradas para cumprir sua função. Os espaços interiores apresentam superfícies discretas e materiais sustentáveis, criando salas simples e rebocadas. Para destacar seu efeito claro e unificado, a extensão do museu será revestida com uma fachada semelhante a um vestido. Tubos arredondados brancos adornam a parte externa, simbolizando uma expansão de funções ao mesmo tempo em que mantêm a estrutura existente como pano de fundo.

Casa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga, Corrimão
© Brigida Gonzales

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:99423 Weimar, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa da República de Weimar / Muffler Architekten PartG mbB" [House of the Weimar Republic / Muffler Architekten PartG mbB] 15 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005102/casa-da-republica-de-weimar-muffler-architekten-partg-mbb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.