Casa Abhikram / Khosla Associates

Casa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Interiores, TerraçoCasa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, CorrimãoCasa Abhikram / Khosla Associates - Mais Imagens+ 14

Ahmedabad, Índia
  • Arquitetos: Khosla Associates
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:The Fishy Project
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bharath Flooring, Cona lighting Solutions, Jindal Kitchens, Mangrove Collective, Ritikaa Wood
  • Arquitetos Responsáveis: Sandeep Khosla, Amaresh Anand
  • Equipe De Projeto: Nikhil Shetty, Anusha YS
  • Interiores: Nisarg Shah, Jesuvi Packiam
  • Paisagismo: Ashish Teli
  • Cidade: Ahmedabad
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Exterior, Janela
© The Fishy Project

Descrição enviada pela equipe de projeto. Enquanto concebíamos a arquitetura desta casa em Ahmedabad, Índia, um dos nossos principais objetivos era responder aos verões quentes e secos da cidade, com temperaturas diurnas médias chegando a 42 graus Celsius. A forma da casa é derivada de sua orientação climática, bem como de dispositivos de sombreamento que mantêm os espaços internos frescos. Varandas profundas e beirais, pérgolas horizontais e venezianas verticais filtram suavemente o sol intenso.

Casa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Interiores, Viga
© The Fishy Project
Casa Abhikram / Khosla Associates - Imagem 14 de 19
Planta - Térreo
Casa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© The Fishy Project

Aberturas estrategicamente posicionadas promovem a ventilação cruzada enquanto reduzem o ganho de calor. A casa é acessada pela extremidade nordeste através de um amplo pórtico revestido em extensões de madeira. O pórtico é marcado por recortes geométricos que permitem a entrada de luz natural em pequenos espaços verdes e destacam uma parede linear de pedra dholpur que leva à porta principal.

Casa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© The Fishy Project
Casa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Interiores, Terraço
© The Fishy Project

A entrada é definida por um corredor linear que conduz a uma sala de estar de pé-direito duplo, ladeada a leste e oeste por varandas sombreadas generosas. A varanda leste está voltada para um pátio íntimo com piscina, enquanto a oeste (de forma contrastante) oferece vistas para as áreas verdes. Duas antigas árvores existentes foram incorporadas ao projeto para aumentar a sombra a oeste. A parede norte das varandas é revestida com pedra dholpur sulcada, testemunhando um jogo de sombras em constante mudança ao longo do dia. À frente do corredor, há um volume de pé-direito duplo que abriga a escada.

Casa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© The Fishy Project
Casa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Interiores, Sofá, Janela, Viga
© The Fishy Project

Um dos elementos mais marcantes da casa é o acesso para o primeiro andar. Uma escadaria escultural de aço corten conecta ambos os níveis e leva a uma ponte que se estende por 9 metros na sala de estar de pé-direito duplo, conectando duas seções da casa e levando a um lounge de entretenimento. A circulação desempenha um papel principal na experiência espacial, ladeando a área de jantar, separada por portas de vidro de correr para fechamento ou conexão.

Casa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Exterior, Tijolo
© The Fishy Project
Casa Abhikram / Khosla Associates - Imagem 17 de 19
Cortes

Há três telhados trapezoidais que envolvem a sala de estar de pé-direito duplo, bem como os quartos no andar superior. O telhado acima do espaço de estar permite a entrada de uma suave luz norte. Eles são revestidos em sua parte inferior com a calorosa madeira natural e contrastam com os pisos frios de terrazzo bege que se estendem por toda a casa. As varandas e espaços semifechados têm uma qualidade tátil e natural. O piso da varanda oeste em pedra kota se estende até o piso de tijolos no jardim e complementa as paredes externas de pedra dholpur.

Casa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Interiores
© The Fishy Project

Os espaços internos possuem uma paleta de cores suave e discreta de tons azul-água, bege e rosa. As peças de mobiliário escolhidas foram em sua maioria projetadas por nós em colaboração com o Mangrove Collective. Arte indiana contemporânea, esculturas tribais, Pichwais Jain e tapetes tradicionais adornam os espaços, além do balanço gujarati que ocupa o centro da varanda.

Casa Abhikram / Khosla Associates - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© The Fishy Project

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Abhikram / Khosla Associates" [Abhikram House / Khosla Associates] 14 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005032/casa-abhikram-khosla-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.