Edifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos

Edifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, FachadaEdifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos - Fotografia de Interiores, JanelaEdifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Fragmentos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7911
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FMG, Lamett, MARAZZI, Stonepanel
  • Arquitetura: Angêlo Dias, Ângelo Vivas, Bárbara Alves Lopes, Duarte Pinto-Coelho, João Torres, Lourenço Vaz-Pinto, Luis Alves, Madalena Alves, Magda Rocha, Marcus Cerdeira, Maria do Rosário Jacinto, Miguel Vivas, Sofia Bray
  • Programa: Habitação multifamiliar
  • Arquitetura Paisagista: Francisco Caldeira Cabral, Elsa Severino
  • Cidade: Cascais
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Janela
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício de habitação multifamiliar é o primeiro a ser concluído com este uso no âmbito do nosso projeto de reorganização e requalificação urbana da Entrada Nascente de Cascais. O Bayview é um projeto que teve início em 2015 e abrange desenho urbano, comércio, serviços e três lotes destinados a habitação multifamiliar.

Edifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Francisco Nogueira

Os cinco pisos acima do solo que distribuem 35 apartamentos, desenvolvem-se em socalcos direcionados para norte e poente. A tardoz, os socalcos vão recuando em altura, permitindo libertar as vistas mar a sul. Neste alçado, desenrolam-se predominantemente as zonas sociais das frações, rematadas por terraços a toda a largura, privilegiando a exposição solar e a vista sobre a baía de Cascais. A transparência predomina nesta fachada, feita de grandes planos envidraçados que trazem o exterior e a proximidade com o mar para o interior das habitações.

Edifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Francisco Nogueira

Esta transparência contrasta com a fachada principal, correspondente à parte convexa do edifício. Esta apresenta-se opaca, com vãos contidos e alinhados na vertical, protegendo o edifício do ruído e do movimento viário a poente. A disposição assimétrica dos vãos marca o ritmo desta fachada e as molduras em azulejo azul evocam o oceano e antecipam o enquadramento que se abre a tardoz.

Edifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Janela
© Francisco Nogueira
Edifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Francisco Nogueira

O paisagismo representa uma componente fundamental do projeto, funcionando como elo que une os vários lotes. A implantação em L, permitiu criar um amplo espaço exterior protegido dos ventos e debruçado sobre o mar, que se integra e mistura com os restantes espaços verdes que pontuam o quarteirão. Os espaços verdes públicos e privados são elementos marcantes de todo o empreendimento, constituindo uma verdadeira barreira de proteção e integração do património classificado. As assimetrias e formas orgânicas e a utilização de espécies autóctones e de fácil manutenção criam um conjunto que, em simultâneo, contrasta e complementa a materialidade das fachadas.

Edifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira
Edifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos - Fotografia de Interiores, Janela
© Francisco Nogueira

A sustentabilidade foi uma preocupação transversal às várias fases do projeto. O loteamento e respetivas obras de urbanização foram submetidos a um Estudo de Impacto Ambiental, e a componente comercial do empreendimento possui certificação LEED, reconhecendo assim os padrões internacionais de construções sustentáveis.

Edifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2750 Cascais, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Bayview 2 / Fragmentos" 06 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004875/edificio-residencial-bayview-2-fragmentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.