Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura

Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de ExteriorResidênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaResidênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Interiores, JardimResidênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Exterior, JardimResidênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Mais Imagens+ 27

Portoviejo, Equador
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  215
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FV, Graiman, NOVACERO
  • Arquitetos Responsáveis: Andrea V. Intriago Landázuri, Fabricio A. Ormaza García
  • Engenheiro Ambiental: Marcos D. Ávila Zambrano
  • Colaboradores: Roque Ormaza Cevallos, Henry Anchundia Lucas, Alison Cedeño Saltos, Melanie Romero Vera, Jorge Acosta Zurita
  • Cidade: Portoviejo
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Andrés Villota Pelusa
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 14 de 32
Conceito
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 15 de 32
Conceito
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andrés Villota Pelusa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O custo crescente do solo urbano e a recente pandemia de COVID-19 mudaram a forma como as pessoas vivem, desenvolvendo uma ideia diferente em relação ao que desejam para suas moradias, priorizando questões de habitabilidade que antes ficavam em segundo plano. Como decorrência desse processo, surgiu a necessidade de encontrar um lugar que tenha as vantagens do urbano e a oportunidade de viver sem muitas restrições.

Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Andrés Villota Pelusa
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 16 de 32
Conceito
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 22 de 32
Planta Terreno

A residência El Limonar fica na área periurbana do Cantão de Portoviejo, no Equador, condicionando assim a interpretação do projeto e posicionando o ambiente imediato como o grande protagonista da obra. A implantação se dá em um dos grandes lotes da região e cercada por plantações de limões historicamente consolidadas, que representam um legado natural valioso para o cliente. A solução de projeto, então, se baseou no respeito à natureza e no aproveitamento das vistas.

Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela
© Andrés Villota Pelusa
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 18 de 32
Corte
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 23 de 32
Axonométrica

Uma limonada em El Limonar.
Recebemos o pedido de um jovem casal que aprecia a natureza e as reuniões familiares, valoriza a privacidade e a discrição. Portanto, a encomenda foi concebida a partir da apreciação de duas circunstâncias: a privacidade como prioridade para o interior da casa e a interação pessoa-ambiente natural para a convivência social.

Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Andrés Villota Pelusa
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 17 de 32
Conceito
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 24 de 32
Axonométrica explodida

A desfragmentação como partido.
A desfragmentação do cubo como estratégia de projeto permite que o desenho se adapte às condições do terreno e às necessidades do cliente, gerando três blocos que estabelecem zonas, categorizadas como: serviço, social e descanso (espaços servidos), que são interligados por corredores (espaços servidores), estes últimos também servem para abrigar áreas de serviço, como banheiros e depósitos.

Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Andrés Villota Pelusa
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 19 de 32
Corte
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 25 de 32
Planta Cobertura

Espaço, estrutura e envólucro. A casa é composta por três volumes distribuídos em um único nível, o bloco principal se estende no eixo norte-sul, expressando acolhimento e transparência para a área social, e dois blocos que se deslocam lateralmente para gerar a sensação de privacidade, enquanto o vazio atua como mediador entre o construído e o contexto. A conexão entre os corpos é possível por meio de um eixo longitudinal que vai de leste a oeste.

Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Aido
© Andrés Villota Pelusa
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 20 de 32
Corte
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 26 de 32
Planta

A harmonia do espaço resulta das operações de mostrar e ocultar as áreas corretas, onde se destaca o bloco social com sua entrada, enquanto os blocos de serviço e descanso ficam escondidos. Dessa forma, não apenas se alcança o equilíbrio na composição, mas também as transições se enquadram em uma relação dinâmica e progressiva.

Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Andrés Villota Pelusa
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 27 de 32
Elevação Norte
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 28 de 32
Elevação Sul

O equilíbrio na estrutura do projeto é reforçado pelas disposições dos telhados, que possuem inclinações intencionais para a irrigação das plantações, mantendo a ideia de vegetação como agente principal no projeto. Como ambientalista, o cliente deseja preservar o ciclo da cultura e que ela forme um contraste com a obra. Formalmente, na fachada norte, a cobertura de uma água expõe as vistas com maior amplitude, enquanto no interior ela é incorporada como um elemento que brinca com as percepções visuais na profundidade dos corredores.

Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Interiores, Jardim
© Andrés Villota Pelusa
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 32 de 32
Corte longitudinal

A casa foi projetada com uma combinação de materiais modernos, como aço estrutural, e outros mais tradicionais, como concreto e tijolo artesanal. Dessa forma, o projeto busca conectar a arquitetura tradicional ao seu entorno com a harmonia de texturas do lado de fora e, no entanto, ao entrar na residência, as sensações mudam, o contraste transforma a experiência, a materialidade se revela e, longe de competir, dialoga com o ambiente. Como resultado, equilíbrio entre espaço, forma, história do proprietário e sua filosofia.

Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Andrés Villota Pelusa
Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Imagem 31 de 32
Corte transversal

Um café em El Limonar.
A obra encontra maneiras de repensar a moradia a partir de uma nova experiência, onde o vazio é um recurso para estabelecer a comunicação e diferenciação de áreas. Os percursos se tornam atrativos, pois convidam a ter uma visão do exterior e gerar um senso de controle sobre as demais áreas, a materialidade se funde com a vegetação e se torna uma única linguagem. Como resultado, espaços semitransparentes com limites virtuais que flutuam e filtram diferentes elementos, onde a sombra, a vegetação e a forma de habitar o espaço estão envolvidos.

Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Andrés Villota Pelusa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residênia El Limonar / Termopolio Arquitectura" [Vivienda El Limonar / Termopolio Arquitectura] 05 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004788/residenia-el-limonar-termopolio-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.