Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX

Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Urbano, JanelaPraça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Fotografia de Exterior, FachadaPraça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Fotografia de Exterior, FachadaPraça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Fotografia de Interiores, FachadaPraça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Mais Imagens+ 12

Chicxulub, México
  • Arquitetos: Estudio MMX
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4404
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dane Alonso
  • Colaboradores: Lorena Núñez, Gerson Guízar, Amanda González, Ana Nuño, Francisco Martínez
  • Cidade: Chicxulub
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Fotografia de Exterior, Urbano
© Dane Alonso
Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Imagem 13 de 17
Planta - Térreo
Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Urbano, Janela
© Dane Alonso

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao norte de Yucatán, na costa do Golfo do México, encontra-se Chicxulub Puerto; uma localidade disposta em frente ao mar e em estreita relação com a cidade de Progreso.

Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Fotografia de Exterior, Fachada
© Dane Alonso
Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Imagem 14 de 17
Planta - Cobertura
Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Fotografia de Exterior, Fachada
© Dane Alonso

Localizada em um ponto chave da cidade, enquadrada por alguns dos corredores mais importantes da região, encontra-se a Praça do Mercado de Chicxulub. As condições urbanas do local permitem manter a conexão com alguns dos equipamentos mais relevantes da cidade, com o contexto natural da península, assim como com as comunidades vizinhas.

Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Dane Alonso
Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Imagem 16 de 17
Corte Longitudinal
Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Imagem 15 de 17
Corte Longitudinal
Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Fotografia de Interiores, Fachada
© Dane Alonso

O projeto de melhoria da praça e a construção do mercado foram pensados como um único projeto ordenado pelo programa e por sua relação com os espaços abertos. Os usos da praça são dois e, portanto, o espaço divide-se em duas zonas: a praça no lado norte, onde se encontra a quadra e uma área de vegetação e sombra, e a zona do mercado ao sul onde as próprias estruturas dos estabelecimentos criam as sombras que permitem os passeios e as pausas. A todo momento os diferentes componentes se articulam entre si e com o contexto através de espaços abertos complementares e de transição.

Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Fotografia de Exterior
© Dane Alonso
Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Imagem 17 de 17
Corte Transversal

O Mercado de Chicxulub, ao sul da praça, consiste em quatro volumes destinados às vendas e um volume de serviços organizados sob uma série de coberturas de duas águas invertidas. As coberturas, unidas entre si por claraboias, resguardam o espaço interno das bancas, os corredores entre elas e a área de descanso. Cada volume do mercado conta com seis estandes de venda (três para cada lado). O volume de serviços é composto por: escritório administrativo, depósito, sala de apoio, área de lavagem, área para lixeiras e banheiros, que também são para uso da praça.

Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Fotografia de Exterior, Fachada, Cadeira
© Dane Alonso

O deslocamento dos volumes cria uma praça de acesso em uma das extremidades do terreno, que se relaciona com as fachadas comerciais vizinhas. Ao mesmo tempo, a orientação leste-oeste dos volumes e a separação entre eles permitem a permeabilidade da edificação entre as vias que a contêm e os espaços internos e ajardinados da praça e da quadra de esportes.

Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Fotografia de Exterior
© Dane Alonso

A praça organiza-se em torno de um jardim central, onde se concentra a vegetação mais abundante e onde são gerados espaços sombreados, de estar e de descanso, em um local aberto destinado à eventos de interesse coletivo. Aos espaços sombreados por vegetação, soma-se a área coberta da quadra, que além de operar como área esportiva, integra-se à praça como um espaço de estar onde as atividades cívicas e comunitárias podem se desenvolver.

Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Fotografia de Interiores, Fachada
© Dane Alonso

Em resumo, o projeto da praça e do mercado busca articular os diferentes usos que se encontram no local por meio de espaços de estar e de descanso sombreados. Espaços que permitam a pausa e que remetam a arquitetura e a paisagem local, através dos materiais, das formas e da paleta vegetal.

Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX - Fotografia de Exterior, Fachada
© Dane Alonso

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:97340 Chicxulub, Yuc., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX" [Plaza Mercado de Chicxulub / Estudio MMX] 01 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004582/praca-e-mercado-de-chicxulub-estudio-mmx> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.