Apartamento Lausanne / SuperLimão

Apartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Bancada, Cadeira, Cozinha, VigaApartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores, JanelaApartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaApartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, CadeiraApartamento Lausanne  / SuperLimão - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: SuperLimão
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Israel Gollino
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Art in wood, Estúdio Bola, NATUZZI, Selvvva, Vidro Laser
  • Equipe De Arquitetura: Thiago Rodrigues, Lula Gouveia, Antonio Carlos Figueira de Mello, Inaiá Botura, Beatriz Rybandt
  • Construtora: Lopez reforma e decoração
  • Iluminação: LD Arti
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Cadeira
© Israel Gollino

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Superlimão assina o projeto de arquitetura do Apartamento Lausanne, que leva no nome a referência ao prédio histórico em que está situado: o Edifício Lausanne, obra de Franz Heep no bairro de Higienópolis. A reforma foi feita para um casal e seus dois filhos, família que já morava na região e sempre admirou o edifício. 

Apartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Israel Gollino
Apartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Bancada, Cadeira, Cozinha, Viga
© Israel Gollino

Respeitando a arquitetura existente, o projeto Superlimão eliminou boa parte da compartimentação original dos ambientes, abrindo espaço para a passagem da luz natural bem como a ventilação cruzada vinda das duas faces do prédio. Ainda que no segundo andar, tanto as áreas sociais quanto privativas do apartamento ganharam em muita luminosidade. Este fator permitiu que o projeto luminotécnico ficasse bastante discretos nos ambientes, com perfis lineares sutis instalados na parede para iluminação indireta.  

Apartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Cadeira, Porta, Janela, Viga
© Israel Gollino
Apartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Janela
© Israel Gollino
Apartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores
© Israel Gollino

Destaque interessante vai para o grande volume que foi feito unificando a cozinha e também a sala de jantar para os moradores gostam de cozinhar e ter a família e amigos em volta da mesa. Com duas alturas a bancada que hora é balcão com cuba, fogão e copa, transforma-se em mesa de jantar.  

Apartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Viga
© Israel Gollino
Apartamento Lausanne  / SuperLimão - Imagem 29 de 29
Planta baixa
Apartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga, Dormitório
© Israel Gollino

Elementos originais do prédio foram incorporados, como os pilares descascados até o concreto e também o piso pré-existente, que foi restaurado. Outra referência à arquitetura do Edifício Lausanne fica por conta das divisórias internas: painéis vazados em serralheria reproduzem o desenho da veneziana da fachada, deixando permeável a vista entre a ampla sala de jantar e o corredor que leva aos quartos. 

Apartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores
© Israel Gollino

A área privativa é formada por uma suíte para o casal e um quarto para os dois irmãos. Para este último, o Superlimão desenhou uma estrutura metálica que abriga duas camas e ainda cria espaço para brincadeiras no segundo nível. O terceiro quarto da planta original foi transformado em escritório, possibilitando a integração pela sala ou varanda, mas que possui também fechamentos em grandes portas de correr de marcenaria para quando a privacidade é necessária. 

Apartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Israel Gollino

Na paleta de cores predominam tons claros para as paredes. Cores mais intensas aparecem em pontos específicos, como nos ladrilhos hidráulicos da varanda, porta do escritório, estante metálica da cozinha, no banheiro que atende às crianças e nos azulejos de florzinhas do lavabo, que foram recuperados da antiga cozinha e adaptados a uma nova leitura.  

Apartamento Lausanne  / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Porta
© Israel Gollino

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Higienópolis, 101 - Consolação, São Paulo - SP, 01238-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Lausanne / SuperLimão" 27 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004547/apartamento-lausanne-superlimao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.