Cozinha da Grama / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

Cozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, Escada, Jardim
© Fran Parente

Cozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, TerraçoCozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fotografia de Interiores, VigaCozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, VigaCozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Colormix, Construflama, Contexto , Kohler, Lab 88, Neogram, Powerlume, UD House, victorello
  • Arquiteto Líder: Luiz Paulo Andrade
  • Arquitetura: Guilherme Melo, Luiza Monteiro, Luciana Vada, João Vinícius Costa, Renan Bressani , Gustavo Sendai , Rodrigo Montezano , Bruno Nakaya , Luiz Imbiriba, Bernat Mas, Rodrigo Del Nero , Fabio Fridman
  • Cidade: São Sebastião da Grama
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cozinha da Grama faz parte de um conjunto de ações construtivas que visa ampliar, adaptar, atualizar e recuperar áreas e edificações de uma fazenda centenária no Vale da Grama. Um tradicional reduto do café no interior de São Paulo, divisa com o estado de Minas Gerais. Após uma série de intervenções em antigas edificações, que totalizaram onze suítes para hospedar familiares e amigos, decidiu-se construir uma nova edificação para abrigar todas as áreas de serviços necessárias ao funcionamento da Sede da Fazenda.

Cozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa, Cadeira, Viga
© Fran Parente
Cozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga
© Fran Parente

Além disso, fazia parte do programa a necessidade de uma cozinha ampla e que trouxesse grandes emoções. A proposta é criar um ambiente especial que pudesse receber, com o mesmo conforto, todos que passassem pela fazenda, sejam familiares, amigos ou funcionários. Um espaço para prestigiar a tradição da típica culinária do interior paulista, com o objetivo de possuir equipamentos modernos, sem perder o espírito rural.

Cozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Fran Parente
Cozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Pilar
© Fran Parente

Nosso desafio foi criar uma edificação que se mimetizasse com as construções existentes, dando continuidade a um conjunto arquitetônico coerente. Criamos um grande espaço com características do restante existente. O volume é coberto por um telhado de duas águas, onde foi aproveitado telhas antigas reutilizadas da fazenda. Este espaço abriga uma bancada imponente. Em torno dela, as atividades se desenvolvem. Uma conversa acontece, conforme as pessoas se encontram. Funcionários, familiares e hóspedes desfrutaram da bela paisagem do Vale da Grama, através de aberturas muito amplas.

Cozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Imagem 21 de 21
Isometrica
Cozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Imagem 17 de 21
Planta Térreo

De um lado da bancada, uma mesa redonda foi colocada para refeições mais íntimas, com vista para um jardim centenário de jabuticabeiras. Do outro lado, foi instalado um fogão a lenha tradicional, servido também como aquecedor para as frias noites de inverno. Revestimentos foram cuidadosamente escolhidos, para trazer todos os benefícios da tecnologia e modernidade, sem comprometer o aspecto de rusticidade do conjunto da Fazenda.

Cozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Viga
© Fran Parente

O mobiliário especialmente desenhado e objetos decorativos, nos trazem a verdadeira sensação de perenidade. Aquilo que sempre esteve lá. A madeira e a pintura azul criam a ligação com os demais espaços da fazenda. O forro de madeira traz uma atmosfera sutil e moderna ao ambiente, com amplas portas de vidro criam uma iluminação natural acolhedora e uma sensação de integração com o ambiente externo que tanto procuramos em nossos projetos.

Cozinha da Grama  / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fotografia de Interiores, Viga
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Sebastião da Grama, SP, 13790-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cozinha da Grama / Luiz Paulo Andrade Arquitetos" 24 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004428/cozinha-da-grama-luis-paulo-andrade-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.