Transformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten

Transformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, BalcãoTransformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaTransformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Interiores, Viga, PilarTransformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, VigaTransformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Mais Imagens+ 49

  • Diretor De Projeto: Laurent Burnand, Seraina Spycher, Laura Zgraggen
  • Sócio Responsável: Marco Rickenbacher
  • Equipe: Nahuel Barroso, Andreas Hasler, Luca Helbling, Witold Kabirov, Xijie Ma, Nadja Moser, Eva-Maria Nufer, Johannes Senn
  • Consultoria Cores: Archfarbe, Andrea Burkhard
  • Construção E Gerenciamento: Proplaning AG, Basel (Equipe: Maik Sütterlin (líder de gerenciamento), Dieter Mendes Hall, Armin Schärer, Matteo Andrisano, Johann Mensch, Maria Crespi, Cornelia Lamm (administração), Udo Pfaff (líder de projeto, parceiro responsável)
  • Cidade: Basel
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Transformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Exterior, Janela
© Philip Heckhausen

Pilares existentes como protagonistas. As poderosas colunas existentes do antigo armazém de vinhos da Coop no bairro de Lysbüchel, em Basel, Suíça, contam a história do edifício de forma impressionante. Elas são os elementos mais marcantes da estrutura existente e formam um importante ponto de partida para o projeto.

Transformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Balcão
© Paola Corsini
Transformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Paola Corsini
Transformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Paola Corsini

Para manter seu efeito tangível, apesar da natureza em pequena escala do novo uso residencial, elas são expostas e encenadas de várias maneiras: nos apartamentos, que se estendem pela largura do prédio, sua monumentalidade volumosa é uma experiência em si mesma - enquanto nas duas "rues intérieures" (ruas internas), que percorrem longitudinalmente o prédio, elas aparecem como uma sequência.

Transformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Philip Heckhausen
Transformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, Corrimão, Viga
© Philip Heckhausen

A cidade dentro da casa. Assim, os pilares também formam o ponto de partida para a organização interna do projeto: o desenvolvimento urbano real é definido pelo prédio existente - mas ao longo das "rues intérieures", uma cidade dentro da edificação toma forma. Esse sistema interno não apenas oferece acesso às escadarias, às áreas comuns e às lavanderias, mas também permite uma variedade de tipologias de apartamentos para todas as gerações e estilos de vida.

Transformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Interiores, Pilar, Viga
© Paola Corsini
Transformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Philip Heckhausen

No mezanino, a esfera doméstica se conecta à urbana - aqui, a rua interna se abre para os halls de entrada transversais e convida a entrar na casa por meio de escadas e rampas. Os espaços comerciais e o café estão localizados no térreo nas extremidades do prédio, direcionando-se diretamente à cidade. A rede de caminhos encontra seu fim na sala comunitária e no terraço coletivo.

Transformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Paola Corsini

Responsabilidade ecológica. Além da expressividade definidora das colunas existentes, a sustentabilidade ecológica também motiva o tratamento cuidadoso da estrutura. Nesse caso, 42% da energia cinza do prédio foi economizada ao manter a estrutura antiga. O sistema fotovoltaico e a bomba de calor também tornam o prédio dois terços autossuficiente em consumo total de energia.

Transformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Philip Heckhausen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Weinlagerstrasse 11, 4056 Basel, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Transformação de Depósito em Habitação / Esch Sintzel Architekten" [Conversion of a Wine Storage into Housing / Esch Sintzel Architekten] 26 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004348/transformacao-de-deposito-em-habitacao-esch-sintzel-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.