Casa F01 / Arquitetura Quatro

Casa F01 / Arquitetura Quatro - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, AidoCasa F01 / Arquitetura Quatro - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraCasa F01 / Arquitetura Quatro - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraCasa F01 / Arquitetura Quatro - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, VigaCasa F01 / Arquitetura Quatro - Mais Imagens+ 22

Limeira, Brasil
  • Arquitetos: Arquitetura Quatro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Favaro Jr
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Indusparket, Omega Fence Systems, Portobello Shop, Spagnhol Plantas
  • Arquitetos Responsáveis: Bruno Fiorio, Felipe Copelli, Leonardo Francischi
  • Equipe De Projeto: Luis Carlos Silva, Julia Satte, Luísa Felix
  • Obra: Leonardo Francischi
  • Interiores: Felipe Dias
  • Projeto Arquitetônico: Bruno Floriano, Luis Carlos Silva
  • Colaboração: Luísa Felix, Julia Satte
  • Clientes: De Francischi
  • Paisagismo: Sabia Paisagismo
  • Colaboradores: Estilo e Casa
  • Engenharia: Barbato Engenharia
  • Automação: Homewell
  • Cidade: Limeira
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa F01 / Arquitetura Quatro - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Favaro Jr

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência F01 em Limeira, interior de São Paulo, projetada pelo escritório Arquitetura 4, enfrentou desafios desde o início devido às características do terreno. Sendo um terreno de esquina, com 45 metros de frente, 590m² de área e 4 metros de desnível, foi necessário desenvolver uma construção em formato de "L" dividida em 3 pavimentos. Aproveitando o recuo frontal obrigatório, foi criado um jardim voltado para a frente do terreno, confrontando com uma área comum do condomínio. O desafio consistia em organizar todo o programa da casa de forma fluida, valorizando a integração dos ambientes e mantendo a conexão com os espaços externos.

Casa F01 / Arquitetura Quatro - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Favaro Jr
Casa F01 / Arquitetura Quatro - Fotografia de Interiores, Fachada, Aido
© Favaro Jr

O projeto foi concebido para uma família de 4 a 5 pessoas, com possibilidades de reversões nos ambientes, tendo em vista a intenção de venda do imóvel e a possibilidade de o comprador adequar os espaços de acordo com suas necessidades. Por isso, foi criado um layout amplo, aberto e projetado com flexibilidade para possíveis alterações futuras. A organização dos espaços incluiu um pavimento inferior encaixado na topografia para acesso à garagem, que comporta 3 carros, além de um depósito, adega e escada que leva ao térreo. No pavimento térreo, encontra-se a área social da casa e o acesso pela rua. Em um segmento do "L", há um home theater e um lavabo, que podem ser revertidos para uma possível suíte, além de um escritório, uma sala de estar com pé direito duplo integrada à cozinha, lavanderia e despensa. Na área externa, no outro segmento do "L", há uma área gourmet aberta para a piscina, com suporte de um banheiro e uma sauna.

Casa F01 / Arquitetura Quatro - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Favaro Jr
Casa F01 / Arquitetura Quatro - Imagem 25 de 27
Planta - Térreo
Casa F01 / Arquitetura Quatro - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Favaro Jr

No pavimento superior, localiza-se a área íntima da residência, com três grandes suítes, todas com closets, interligadas por um corredor mezanino, que conta com uma floreira com vista para a piscina. Para garantir a integração e visibilidade para o exterior, foram utilizadas grandes aberturas no pavimento superior, com brises metálicos espaçados fixos, que proporcionam privacidade aos ambientes. A paleta de cores neutras e o uso de materiais naturais conferem aconchego e elegância à residência. Com a presença de eixos horizontais marcantes, foi trabalhada uma volumetria de volumes apoiados, trazendo leveza a uma construção imponente. Os beirais alongados e os elementos metálicos, como brises e frisos, adicionam ritmo à fachada. Com aberturas por toda a residência, que emolduram e se conectam com os jardins, há um convite para desfrutar dos espaços externos, permeando-os de maneira contínua e leve.

Casa F01 / Arquitetura Quatro - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Cadeira, Terraço, Aido, Pátio
© Favaro Jr

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa F01 / Arquitetura Quatro" 20 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004239/casa-f01-arquitetura-quatro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.