Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos

Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, BalcãoEdifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Porta, PilarEdifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, JanelaEdifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Mais Imagens+ 25

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Carpintaria Amaral, Cinca, Pavicentro
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Alexander Bogorodskiy

Descrição enviada pela equipe de projeto. O registo do projeto no Arquivo Municipal Lisboa é datado de 1890. A partir do momento que obtivemos acesso aos arquivos e ao edifício, ficou evidente a existência de valores patrimoniais importantes para proteger e reabilitar, dada a relevância da natureza, época e qualidade geral do projeto inicial de 1890, bem como o estado de conservação do edifício, com diminutas alterações tipológicas. Estas características conduziram-nos à necessidade de optarmos por uma intervenção quase oculta, numa espécie de tentativa de anulação da nossa intervenção. Realizámos, para isso, uma série de artifícios e pequenas alterações, que podiam qualificar o espaço, as formas e as materialidades, para melhoria do uso residencial. Os principais conceitos do projeto e os diversos domínios de intervenção foram sendo desenvolvidos de acordo com os seguintes princípios.

Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Tijolo, Fachada, Arco
© Alexander Bogorodskiy
Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Porta, Arco
© Alexander Bogorodskiy

Nos corredores das tipologias interiores manteve-se o desenho e a sua forma integral, com a reabilitação de todas as portas e sem demolição de trechos de parede para abertura de novos vãos. As bandeiras de vidro integradas nas portas foram fechadas do lado dos quartos para maior conforto. Nestas bandeiras mantivemos o vidro do lado dos corredores. Isto permitiu a colocação de iluminação LED entre o vidro e a chapa lacada do lado dos quartos. E, assim, criámos a iluminação dos corredores sem necessidade de luminárias aparentes.

Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Janela, Viga
© Alexander Bogorodskiy

Todos os espaços de natureza mais infra-estrutural, como novas instalações sanitárias e zona de trata- mento de roupas, foram inseridos nas áreas mais interiorizadas das frações, junto ao núcleo de escadas. Desta forma toda a área junto às fachadas foi maioritariamente dedicada aos espaços habitáveis.

Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Porta, Pilar
© Alexander Bogorodskiy
Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Imagem 28 de 30
Planta
Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© Alexander Bogorodskiy

O grande quarto a tardoz dos apartamentos, que funcionaria originalmente como sala de jantar, continha, desde o início, extensas e complexas molduras de madeira pintada. O projeto anterior propunha a demolição de um dos trechos desta parede, para acesso a uma instalação sanitária. Alguns dos tetos de espaços de maiores dimensões apresentarem igualmente extensas áreas decoradas a gesso. Todos estes elementos foram cuidadosamente reabilitados pelos raros artesãos que ainda subsistem na cidade de Lisboa.

Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Alexander Bogorodskiy
Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Pilar
© Alexander Bogorodskiy

As infraestruturas de climatização e elétricas foram sendo cautelosamente colocadas, sem afetar a integridade dos espaços, com tampas que ocultam infraestruturas e armários embutidos no desenho original. Em outro tipo de edifícios teríamos sentido alguma repulsão com este desenho de fusão e com uma quase ausência de desenho contemporâneo mais expressivo. No entanto, a qualidade da pré-existência deixou-nos sem outra opção. Os objetivos e o foco do projeto ficaram quase exclusivamente centrados no projeto original do final do século XIX.

Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Imagem 29 de 30
Corte

No geral, no decurso da obra, existiam diversos elementos que consubstanciavam grande fragilidade estrutural como paredes e pavimentos, situados junto às antigas cozinhas. Estes elementos foram removidos e substituídos por outros, reforçados, de características construtivas semelhantes, nomeadamente com recurso a paredes de frontal com aplicação de cruzes de Santo André, e pisos de madeira reforçados com vigamentos metálicos pontuais.

Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Alexander Bogorodskiy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Lusíadas / M.AR Montenegro Arquitetos" 29 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004182/edificio-lusiadas-mar-montenegro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.