Edifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados

Edifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados - Fotografia de Interiores, Escada, FachadaEdifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, AidoEdifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados - Mais Imagens+ 22

  • Arquiteto Líder: Miguel Saraiva
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados - Fotografia de Exterior, Cerca
© emontenegro/ architectural photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa localização privilegiada, no Dafundo a escassos minutos de Lisboa, desenvolve-se este condomínio privado de 4 pisos, cuja abordagem minimalista de um volume suspenso, e a síntese de linhas geométricas e laminares requalifica o tecido urbano dialogando com as diferentes realidades arquitetónicas em seu redor.

Edifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© emontenegro/ architectural photography

Sempre com a premissa de garantir a privacidade dos residentes, desenvolveu-se uma linguagem leve num jogo de transparência e brilho conseguido através da escolha de materiais. Pautado pelas extensas varandas que promovem o sombreamento, o edifício possui um sistema de telas que funcionam como um véu protetor relativamente ao exterior, quer em termos de privacidade quer em termos climáticos.

Edifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Francisco Nogueira
Edifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados - Imagem 21 de 27
Implantaçao
Edifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Francisco Nogueira

A abordagem pura e funcional que se concentrou na criação de habitações de excelência, com terraços verdes e piscinas privativas foi pensada de forma a que todos os apartamentos, desde o T1 ao T4, desfrutassem de vistas desafogadas para o rio Tejo com uma orientação a sul. O condomínio possui ainda de uma zona lúdica exterior com um jardim e uma piscina exclusiva aos condóminos ao nível do piso 1, e no último piso cada apartamento T4 usufrui de um amplo terraço com piscina privativa.

Edifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira, Janela
© Francisco Nogueira

Os materiais e técnicas construtivas adoptadas foram pensadas com o habitual cuidado que a S+A vem desenvolvendo ao nível da sustentabilidade. Recorrendo a uma linguagem depurada e intemporal utilizando materiais como o estuque exterior em contraposição com o vidro. As extensas zonas ajardinadas e a colocação de painéis solares garantem uma vivência mais consciente relativamente ao ambiente.

Edifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Francisco Nogueira

Apesar da zona estar servida por parqueamentos exteriores, optou-se por dar aos residentes conforto do estacionamento privativo ao nível do piso térreo, otimizando assim o desnível criado pelo muro de contenção do jardim adjacente que se encontra numa cota mais elevada.

Edifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© emontenegro/ architectural photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oeiras, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Dafundo / Saraiva e Associados" 19 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004180/edificio-residencial-dafundo-saraiva-e-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.