Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects

Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Fotografia de Interiores, VidroCasa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Fotografia de Interiores, Escada, VigaCasa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Fotografia de Interiores, VigaCasa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Fotografia de ExteriorCasa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Mais Imagens+ 16

Isumi, Japão
  • Equipe De Projeto: Atsuo Arii, Kako Irie, Yasuyuki Sato
  • Projeto Estrutural: Mika Araki
  • Construtora : Tosho-Kensetsu
  • Cidade: Isumi
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Fotografia de Interiores, Vidro
© Kai Nakamura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O nome aparentemente estranho (Casa-Depósito), surgiu a partir de um pedido incomum recebido do proprietário de um restaurante. Ele estava procurando por um depósito para armazenar móveis e eletrodomésticos de cozinha que ele herdou do negócio da família. Ao mesmo tempo, ele estava ansioso para usar o armazém, tornando-o preferencialmente um pouco maior do que o necessário, podendo ser utilizando como uma casa de férias para sua família e amigos. 

Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Fotografia de Exterior
© Kai Nakamura
Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Imagem 19 de 21
Planta - Térreo
Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Kai Nakamura
Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Kai Nakamura

O terreno está localizado em Isumi, cidade na extremidade leste da Península de Boso, no Japão. Ao redor do lote, há uma área de baixa densidade, meio rural e meio residencial, com rica vegetação periférica que oferece proteção contra o vento forte do oceano. A brisa do mar é um aspecto que caracteriza a área, mais agradável no verão do que Tóquio.

Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Kai Nakamura
Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Kai Nakamura

Como o que seria armazenado no interior não era delicado em termos de temperatura e umidade, o armazém basicamente precisava ser um abrigo para proteção contra chuva e vento. O conceito era ampliar esse abrigo primitivo o máximo possível; criar uma peça de arquitetura pura a partir de uma pele externa.

Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Imagem 21 de 21
Corte
Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Kai Nakamura

A pele é composta por uma chapa metálica corrugada com espessura de 0,5 milímetros e policarbonato corrugado com o mesmo perfil. Não são utilizados vidros ou caixilhos fabricados, todas as janelas e portas foram feitas sob medida. Juntamente com as grandes portas de correr e as portas de abrir horizontais e verticais projetadas para refletir a luz natural quando estão abertas, há um conjunto de cortinas com tela mosquiteira que podem ser fechadas com velcro. 

Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Kai Nakamura

Dentro dessa pele externa espaçosa, uma tenda ou até mesmo um galpão adicional pode ser montado, se necessário. O objetivo era criar uma atmosfera naturalmente mutável e saudável, onde os habitantes respondem ao ambiente, encontrando diversão ao passar um tempo próximos à natureza.

Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects - Fotografia de Exterior
© Kai Nakamura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa-Depósito em Isumi / Arii Irie Architects" [Warehouse Villa in Isumi / Arii Irie Architects] 24 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004149/casa-deposito-em-isumi-arii-irie-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.