Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos

Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Janela, PiaApartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, MesaApartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Pia, BancadaApartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, JanelaApartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Mais Imagens+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, Ambi Soluções Acústicas, Electrolux, Kohler, Lurca, MM CWB, Marcelo Caruso, Obrah, Simmetria, Tramontina, Tuo Casa, Urban Arts
  • Arquiteto Líder: Gonzalo Serra
  • Programa: Interiores Residencial
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© João Vitor Sarturi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito arquitetônico para este apartamento de 180m², localizado na cobertura de uma torre residencial, tem como objetivo criar uma atmosfera acolhedora, aconchegante e contemporânea para os moradores. O desafio é relevante, considerando que os ocupantes passam a maior parte do tempo fora da unidade.

Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa
© João Vitor Sarturi

No pavimento térreo deste projeto, desenvolvem-se, em um recinto único, uma variedade de ambientes funcionais e sociais, sendo eles: cozinha, lavanderia, jantar, estar-cinema, bar e meditação. Todos os usos coexistem harmoniosamente neste espaço.

Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Janela, Cadeira
© João Vitor Sarturi
Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 28 de 28
Seção Longitudinal
Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela
© João Vitor Sarturi

A cozinha é posicionada paralelamente ao perímetro envidraçado da unidade, permitindo que a luz natural adentre o ambiente e ofereça uma sensação de abertura e conexão com o exterior. Uma "ilha" central separa a área de trabalho da cozinha do restante do ambiente, criando uma transição sutil entre os espaços sociais e funcionais. A cozinha é caracterizada por tons claros, suaves e alegres, promovendo a sensação de higiene e facilitando a visibilidade durante a preparação das refeições.

Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Janela, Pia
© João Vitor Sarturi

Ao lado da cozinha, seguindo a paleta de cores claras adotada, encontra-se o setor de meditação. Este espaço compartilha o mesmo plano de fundo azulejado de tom verde, criando uma conexão visual com o restante do ambiente. Aqui, é criado um local tranquilo e sereno, ideal para práticas de meditação e contemplação.

Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Pia, Bancada
© João Vitor Sarturi

Por outro lado, o setor social apresenta tons mais escuros, sóbrios e elegantes, marcando claramente a área de convívio social do apartamento. Um revestimento madeirado acústico é incorporado ao projeto, não apenas para criar uma continuidade visual entre o hall de acesso e a área social, mas também para contribuir com o conforto sonoro do ambiente. Tal solução auxilia na redução de ruídos indesejados, proporcionando um ambiente mais tranquilo e propício para momentos de relaxamento e interação. Também, um anteparo separa visualmente o hall de acesso do restante da área de convívio social. Feito em marcenaria, com interior revestido de palha escura, desempenha o papel de filtrar visualmente as atividades que ocorrem em cada um dos ambientes, proporcionando maior privacidade ao morador e às visitas.

Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Mesa, Cadeira
© João Vitor Sarturi
Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 26 de 28
Planta - Térreo
Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 27 de 28
Planta - 1° Pavimento
Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Bancada, Cadeira
© João Vitor Sarturi
Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© João Vitor Sarturi

A clara demarcação entre a área de trabalho e a área social dentro do espaço garante que cada ambiente desempenhe seu papel de maneira eficiente, e, simultaneamente, mantem-se a unidade do conjunto.

Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© João Vitor Sarturi

A integração entre os espaços internos e externos é explorada, aproveitando a localização privilegiada da cobertura. A varanda descoberta no térreo permite a extensão das atividades exercidas no interior da unidade, permitindo que o usuário desfrute do uso da jacuzzi, ou tenha contato direto com a vegetação externa, permitindo a sensação de “casa suspensa”, através de atividades ao ar livre.

Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, Cadeira
© João Vitor Sarturi

Já no pavimento superior, onde se encontram os dormitórios, há intervenções específicas nos quartos infantis, com cores e ilustrações amigáveis para os filhos dos proprietários. No quarto do casal, predominam tons sobrios e texturas honestas de materiais, favorecendo uma ambiência agradável em qualquer momento do dia. 

Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira
© João Vitor Sarturi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Curitiba, Estado de Paraná, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento White / Gonzalo Serra Arquitetos" 17 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004145/apartamento-white-gonzalo-serra-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.