Casa FF / Mombá Arquitetura

Casa FF / Mombá Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa FF / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, JanelaCasa FF / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, MesaCasa FF / Mombá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Tijolo, AidoCasa FF / Mombá Arquitetura - Mais Imagens+ 18

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Mombá Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  660
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Arkos, Bothe, InterLight, Líder, Muma, Pedras Coimbra, Portinari, SpaceFlix
  • Arquiteto Líder: Arthur Mansur e Bruna Louise
  • Arquiteto: Carlos Eduardo
  • Estagiários: Lucas Ribeiro
  • Iluminação: A2 Lighting Design - Carina Tavares
  • Paisagismo: Natalia Herrero
  • Programa: Áreas externas, sala de estar, área gourmet, lavabo.
  • Área Terreno: 660 m²
  • Área Casa + Edícula: 430 m²
  • Área área Externa: 70m²
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa FF / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa FF, localizada em frente ao Parque do Ibirapuera, é uma típica casa dos anos 60, estruturalmente bem preservada, mas com algumas intervenções pontuais que ocorreram ao longo do tempo.

Casa FF / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela
© Guilherme Pucci
Casa FF / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa
© Guilherme Pucci

O projeto teve maior foco nas áreas externas e na conexão delas com a casa. A partir de estruturas pré-existentes, o projeto cria novos ambientes para as novas dinâmicas familiares, leva vida às áreas subutilizadas e unifica a linguagem da casa, jardim e edícula.

Casa FF / Mombá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Jardim, Pátio, Aido
© Guilherme Pucci

A edícula, antes usada como depósito, agora abriga a sala das crianças, a área gourmet, um pequeno escritório e um lavabo. O volume da edícula foi revestido com ripas de madeira, que camuflam entradas, fazem uma cobertura, concedem privacidade quando necessário e, claro, unificam a linguagem da casa.

Casa FF / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa
© Guilherme Pucci

A área gourmet, para além do valor funcional, a é desenhada como o palco principal da casa nos dias de verão, local onde a família se reúne, cozinha junta, faz churrasco e recebe amigos. A partir de um grande vão e uma cobertura em estrutura metálica e madeira, as áreas gourmet e externa se conectam de tão maneira que se torna difícil distinguir quando uma começa ou termina. Novos acabamentos, mobiliários e muita planta tornam o espaço ainda mais acolhedor e flexível para diversas tomadas sociais.

Casa FF / Mombá Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Guilherme Pucci

As ripas de madeira camuflam a entrada e a janela do lavabo. Ao lado deles, projetamos um painel verde, que esconde a escada e traz ainda mais bem-estar, alegria e vida para casa.

Casa FF / Mombá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Tijolo, Aido
© Guilherme Pucci

A nova sala de estar faz a conexão entre o jardim e a sala de jantar. É um espaço de recepção, de estar e de relaxamento ou contemplação. O piso externo invade a sala e recebe alguns tapetes. O pergolado se aproxima do volume da casa e se transforma no forro de madeira, que por sua vez desce pela parede e traz mais conforto, cores e integração para o espaço. A porta de ferro e madeira ecológica possibilitam abertura total do vão, gerando maior conexão com o jardim e maior entrada de luz. Quando fechadas, além de segurança, as portas oferecem privacidade e sombra.

Casa FF / Mombá Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa FF / Mombá Arquitetura" 14 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003824/casa-ff-momba-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.