Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura

Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Fotografia de Interiores, PiaApartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Fotografia de Interiores, JanelaApartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Fotografia de InterioresApartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Fotografia de InterioresApartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Mais Imagens+ 25

São Paulo, Brasil
  • Arquiteto Líder: Sarkis Semerdjian e Ana Luisa Cunha
  • Paisagismo: Rodrigo Oliveira Paisagismo
  • Iluminação: Cia de Iluminação
  • Produção: VCArtwork
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento ER é uma residência unifamiliar de 376m² localizada em São Paulo. O projeto é harmonioso em termos de materialidade e um retrofit de uma apartamento dos anos 80. Os novos espaços criados apresentam elementos personalizados especialmente pensados ​​para o projeto, adaptados às necessidades da família. As áreas sociais ocupam metade do apartamento, enquanto portas de correr permitem a circulação privada entre as áreas íntimas, criando um santuário reservado dentro do contexto maior. A curadoria do mobiliário é destacada pela composição dos materiais, como o forro de concreto original do prédio, conferindo aconchego e equilíbrio ao projeto.

Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Fran Parente
Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Imagem 29 de 30
Planta Baixa
Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Fran Parente

Os clientes eram um jovem casal admiradores de arquitetura e design. A única solicitação de programa era ter vários quartos que atendessem à privacidade de todos os membros da família, sem abrir mão de fluidez e conexão entre os cômodos. Eles tinham apenas uma exigência: queriam materiais e empresas certificadas (ambiental e socialmente). Essa demanda orientou nossas escolhas de materiais e fornecedores. Queríamos ter uma seleção pequena, mas concisa, de elementos que trouxessem unidade e harmonia a todos os espaços. Especificamos tábuas de madeira para todo o piso da área social, exceto para a sala rebaixada onde utilizamos um basalto brasileiro escuro trazendo contraste aos diferentes níveis. Também desenvolvemos uma placa de concreto muito fina para as paredes das áreas sociais. Para os armários de madeira nos quartos e cozinha escolhemos o Freijó, uma madeira brasileira certificada. Quanto à escolha das pedras e mármores naturais, utilizamos um ônix verde e um mármore branco brasileiro. Todos os materiais do projeto são locais, exceto o ônix verde.

Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, Janela
© Fran Parente
Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Bancada, Prateleira, Janela
© Fran Parente
Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cadeira
© Fran Parente

O projeto foi enriquecido com uma mistura equilibrada de peças de designers brasileiros e internacionais renomados e peças de nossa autoria, conferindo originalidade e exclusividade a todos os cômodos da casa. Tudo isso foi cuidadosamente pensado em um apartamento com diferentes texturas de base, como concreto, madeira e pedra. O casal admira design de objetos, assim como nós, por isso tomamos muito cuidado e fizemos alguns designs especiais para eles, para que o apartamento fosse único e uma experiência diferente. Por exemplo, a pia do banheiro do casal, ou o nicho e armário na entrada com seu desenho quase religioso, marcando a entrada de um espaço sagrado familiar.

Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Fran Parente

Outros elementos especiais são o painel ônix da sala com luminária embutida e o design diferenciado do armário da cozinha. Os clientes queriam espaço na parede para uma coleção de arte crescente; áreas sociais generosas mas não palacianas; evitar couro ou tecidos sintéticos; e certificados de sustentabilidade para cada peça de madeira utilizada na reforma. Algumas das peças de design utilizadas foram uma mesa de coquetel personalizada que se une a uma chaise de Oscar Niemeyer e um par de poltronas vintage Svante Skogh e uma poltrona vintage Kurt Østervig na sala de estar. Na suíte do casal uma obra de Katrin Korfmann se junta a uma poltrona Zanine Caldas e um raro abajur vintage atribuído a Hans Bergström, além de uma fotografia de Luiza Ladeira Lavorato.

Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Fran Parente
Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento ER / Pascali Semerdjian Arquitetura" 10 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003678/apartamento-er-pascali-semerdjian-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.