Cafeteria Monman / LM Arkylab

Cafeteria Monman / LM Arkylab - Fotografia de ExteriorCafeteria Monman / LM Arkylab - Fotografia de Interiores, FachadaCafeteria Monman / LM Arkylab - Fotografia de InterioresCafeteria Monman / LM Arkylab - Fotografia de Interiores, Mesa, VigaCafeteria Monman / LM Arkylab - Mais Imagens+ 8

Aguascalientes, México
  • Arquiteto Responsável: Luis Moran
  • Equipe: Rodrigo Pedrajo, Alitzel Loera, Andrés Ochoa, Grecia Rodriguez, Braulio Ortiz, IrIán Reyes, Daniel Valerio, Guillermo Morán, Pablo Barrera, Daniel Acevedo
  • Projeto Estrutural: Eng Francisco Javier Sandoval
  • Execução: Edgar Cantú ICEC
  • Cidade: Aguascalientes
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Cafeteria Monman / LM Arkylab - Fotografia de Exterior
© Emilio Rosas
Cafeteria Monman / LM Arkylab - Imagem 11 de 13
Plantas
Cafeteria Monman / LM Arkylab - Fotografia de Interiores, Fachada
© Paulina Ojeda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um espaço introvertido no térreo que busca uma relação íntima com um jardim privado gerando um ambiente envolvente de relaxamento e prazer sensorial que vai desde o cheiro de café, a harmonia visual entre a vegetação ao redor e a tectônica da terra e madeira do envoltório, juntamente com a música especial que todos os dias inunda o espaço, é o objetivo principal do projeto para a Cafeteria Monman em Aguascalientes, México.

Cafeteria Monman / LM Arkylab - Fotografia de Interiores
© Paulina Ojeda
Cafeteria Monman / LM Arkylab - Imagem 12 de 13
Cortes
Cafeteria Monman / LM Arkylab - Fotografia de Interiores, Viga
© Paulina Ojeda

Em um terreno localizado ao norte da cidade de 10x25m, um programa arquitetônico de 250.00 m2 em dois níveis é desenvolvido, abrigando uma cafeteria especializada. No térreo, o acesso é feito através de um percurso lateral determinado pela abertura marcada em um muro de terra compactada que envolve e delimita todo o conteúdo desse nível. Esse muro gera um volume que acessa um espaço central interno rodeado por um pequeno jardim perimetral, isolando-o do exterior, criando esse ambiente central que se volta para si mesmo, tendo na faixa do lado oeste os serviços, a cozinha e o balcão de atendimento, o núcleo de escadas e o módulo de banheiros.

Cafeteria Monman / LM Arkylab - Fotografia de Exterior, Cadeira, Fachada
© Paulina Ojeda
Cafeteria Monman / LM Arkylab - Imagem 13 de 13
Fachadas
Cafeteria Monman / LM Arkylab - Fotografia de Interiores
© Paulina Ojeda

Ao subir as escadas, descobre-se um espaço em forma de plataforma elevada, como um mezanino que voa sobre a fachada e se adianta para deixar um espaço de dupla altura na parte posterior, visível desde cima. Esse novo ambiente amplia a área de refeições, gerando um espaço envolto e coberto por uma estrutura metálica leve revestida com painéis de madeira que, em forma de dobras, direcionam as vistas e intenções espaciais das diferentes áreas. A partir desse volume, uma varanda que flutua na frente é formada, antecipando a possibilidade de conviver com a área arborizada do riacho ao sul. A cobertura envolve e protege da insolação a oeste com pequenas perfurações que permitem o crescimento da vegetação das árvores incorporadas, buscando uma espécie de Komorebi, ao mesmo tempo que se abre para o lado leste, dialogando com o exterior.

Cafeteria Monman / LM Arkylab - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© Paulina Ojeda

A materialidade e os métodos construtivos utilizados foram determinantes para a intenção de buscar a menor pegada: muros de terra compactada com os componentes da escavação do local, o espaço que se densifica com vegetação ao redor do núcleo central, os menores apoios possíveis no solo e um envoltório de madeira voltado para suas aberturas de ventilação cruzada, protegendo da forte insolação e criando de forma passiva um conforto climático autossuficiente.

Cafeteria Monman / LM Arkylab - Fotografia de Interiores
© Paulina Ojeda

O objetivo do projeto é criar uma atmosfera especial no interior, onde os sentidos se soltam, se recreiam e promovem a convivência, o relaxamento e o desfrute da experiência de um bom café.

Cafeteria Monman / LM Arkylab - Fotografia de Interiores
© Paulina Ojeda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:P.º de la Soledad 2028, La Paloma, 20115 Aguascalientes, Ags., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Cafeteria Monman / LM Arkylab" [Café Monman / Arkylab] 10 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003512/cafeteria-monman-lm-arkylab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.