Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala

Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEspaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Exterior, Escada, CorrimãoEspaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoEspaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Exterior, FachadaEspaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: PMA madhushala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1596
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hemant Patil
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Saint-Gobain, Schindler , Tata Steel, Toto, qubn
  • Equipe De Projeto: Aishwarya Dayama,Divya Jyoti, Prasanna Morey
  • Cidade: Talegaon Dabhade
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hemant Patil

Descrição enviada pela equipe de projeto. O S NINE é um espaço multifuncional e coworking localizado no coração de Pune, Índia, em um contexto onde os investidores estão à procura de explorar unicamente a viabilidade comercial da região, adotando uma estrutura conformista envolta em uma caixa de vidro que não atende às aspirações e aos requisitos dinâmicos do usuário.

Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Hemant Patil

Sendo assim, o projeto tem como objetivo desenvolver:

  • Um desenho sensível e multifuncional que responde ao ambiente e ao usuário final.
  • Um vocabulário arquitetônico que é atemporal e evoluiu do ethos do lugar e está enraizado física e culturalmente no local. 

A arquitetura é abstraída como um organismo ativo que pode respirar, mudar e transformar-se ao longo das estações e também pela vontade do usuário final, tanto pelo seu uso quanto pela sua expressão.

Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Exterior
© Hemant Patil
Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Imagem 16 de 20
Planta - Pavimento Tipo
Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Interiores, Cerca, Fachada, Corrimão
© Hemant Patil

Observação regional, adaptação de design e inovação - No contexto atual, edifícios com revestimento de vidro resultam em um ambiente monótono com falta de contato com a natureza. Antigamente, a maioria dos edifícios em Pune possuía floreiras salientes para as ruas. Isso representava uma celebração única da vida com a natureza presente em espaços de transição, como varandas e janelas. Essa aspiração foi adotada no projeto para criar uma nostalgia de ter as plantas perto da janela, que podem ser tocadas, sentidas e regadas desde dentro, criando um vínculo distinto com os usuários. Essas floreiras trazem vida ao ambiente interno e criam um senso de pertencimento. O bairro se torna animado com a fachada natural. Além disso, a pele semipermeável serve ao duplo propósito de suporte para plantas e dispositivo de sombreamento para o edifício.

Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Imagem 14 de 20
Desenvolvimento de Projeto
Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Exterior, Escada, Corrimão
© Hemant Patil

Design e estratégias de construção - Em resposta à disseminação global de edifícios totalmente envidraçados e herméticos, que em países como a Índia muitas vezes não conseguem atender às expectativas e requisitos de conforto dos ocupantes, o S-Nine sugere um invólucro eficiente e ambientalmente consciente para climas áridos semi-quentes. O invólucro utiliza peças de arenito vermelho natural com 25 mm de espessura, montadas de forma a criar uma malha de floreiras e aberturas. Dessa forma, a vegetação se torna parte marcante da pele do edifício. O espaço vertical do invólucro externo é dividido em módulos menores de concreto. Aletas verticais feitas em pedra e as floreiras são organizadas organicamente em cada um desses módulos de concreto. A divisão modular facilita a construção, uma vez que as aletas são feitas com mão no local. A divisão modular também cria uma ilusão de escala na elevação.

Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Interiores, Fachada
© Hemant Patil
Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Imagem 17 de 20
Corte

Uma inovação estrutural é desenvolvida através da combinação de estrutura e serviços. As aletas de pedra se apoiam apenas em dois elementos metálicos verticais que também possuem um sistema de fornecimento e descarga de água através deles. A malha da fachada é independente da estrutura principal do edifício, permitindo ampla flexibilidade em termos de padrão e composição. Um sistema de colunas periféricas é adotado para uso flexível e multifuncional do espaço interno. Além disso, cada andar possui um corredor para facilitar os serviços.

Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Hemant Patil

Modularidade e Mutação - O desenho assimétrico e a disposição das floreiras criam um padrão visual que é completo por si só e que é aprimorado com as plantas. A disposição orgânica do arenito vermelho e as cores da folhagem se entrelaçam para formar uma composição que é agradável aos olhos do espectador. O envoltório externo atua como uma pele que muda naturalmente ao longo do tempo. A longo prazo, a fachada de pedra é mutável. As molduras de concreto são membros permanentes e as aletas de pedra com floreiras podem ser removidas. Manter a independência das aletas de pedra em relação à estrutura principal dá ao edifício a liberdade de modificar sua expressão arquitetônica geral.

Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Imagem 20 de 20
Diagrama - Flexibilidade

Material natural, zero desperdício e desempenho ambiental - Em vez de criar grandes envoltórios de vidro, o arenito vermelho natural indiano foi selecionado para o revestimento externo, devido a suas características-chave como absorção de água, durabilidade e construção robusta. O seu dimensionamento foi projetado para minimizar o desperdício de pedra que é utilizado nos pisos dos estacionamentos e nos muros do terreno. A água e o fertilizante líquido são fornecidos a cada floreira através de um sistema de gotejamento por gravidade. O design modular torna as floreiras facilmente acessíveis para manutenção a partir de cada andar individualmente. As aletas criam um envoltório semipermeável ao redor do edifício, de forma a obter luz difusa no interior durante a maior parte do dia. Os raios difusos através das plantas também reduzem o ganho de calor geral dentro do edifício.

Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Exterior, Fachada, Cadeira
© Hemant Patil

Circularidade com a inclusão de mão de obra local - O revestimento externo, corrimão e paredes divisoras são feitos de pedra in loco com uma equipe regional de trabalhadores, evitando sistemas importados de alta tecnologia, promovendo uma economia circular. O corrimão é montado como um sanduíche de duas pedras com suporte de aço inoxidável no meio. Para as divisórias de banheiros e depósitos, foram utilizadas peças de basalto com 20 mm de espessura. A superfície finalizada é obtida uma vez que a pedra tenha sido instalada, economizando espaço e custo. Além disso, a escultura no saguão de entrada "Deepstambh" é uma exploração contemporânea das formas de artesanato tradicionais, oferecendo crescimento e oportunidades para os artesãos locais. A "Deepstambh" é feita de módulos interligados que diminuem de tamanho junto com a altura. Os módulos facilitam a fabricação artesanal, o transporte e a montagem no local.

Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Interiores
© Hemant Patil
Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Interiores, Viga
© Hemant Patil
Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Imagem 18 de 20
Diagrama - Fachada

Arquitetura como uma entidade viva - O terreno está localizado em meio a uma intensa expansão de caixas envidraçadas, resultado da definição mal interpretada de urbanização. A inclusão de estruturas que incorporam a natureza é uma maneira de conectar as pessoas ao seu entorno, ao mesmo tempo em que cria um ambiente construído visualmente agradável. O S Nine é um pequeno passo para criar um bairro urbano verde.

Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hemant Patil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Talegaon Dabhade, Maharashtra, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Multifuncional e Coworking S NINE / PMA madhushala" [S NINE Multifunctional Co-working Space / PMA madhushala] 11 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003509/espaco-multifuncional-e-coworking-s-nine-pma-madhushala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.