Praça da Vila / Moneo Brock Studio

Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Interiores, UrbanoPraça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, AidoPraça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, AidoPraça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Exterior, Porta, Tijolo, Fachada, ArcoPraça da Vila / Moneo Brock Studio - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Moneo Brock Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1370
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Michael Moran
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ferreria Llorenç Simonet, Huguet, Ladrillerias Mallorquinas, Leds-C4, Paviments Lloseta, Proyectos Paisajisticos de Baleares, S.L.
Mais informaçõesMenos informações
Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Interiores, Urbano
© Michael Moran
Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Imagem 15 de 25
Planta
Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Exterior
© Michael Moran

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na praça do pequeno município de Sencelles, em Maiorca, um local importante na cidade por concentrar a igreja, a prefeitura, o correio, o ponto de ônibus e o bar da esquina, "Café Ca'n Paris". Assim como acontece em tantas outras cidades da geografia espanhola, a praça havia perdido totalmente seu uso como espaço público. Durante as últimas décadas, esta praça, onde várias ruas estreitas se encontram, tem sido utilizada como estacionamento para os moradores. O concurso proposto pela prefeitura contemplava a necessidade de estudar a mobilidade veicular de toda a cidade e alterá-la, de forma que este espaço pudesse ser recuperado para os moradores e para poder receber eventos como mercados, festas, procissões, etc. A importante participação cidadã foi fundamental para entender melhor as necessidades da cidade.

Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Urbano
© Michael Moran
Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Imagem 17 de 25
Diagrama
Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, Aido
© Michael Moran

A praça estava dividida em duas plataformas separadas por uma grande escadaria alinhada com a entrada da igreja. Um dos objetivos era conseguir a acessibilidade universal. Uma nova rampa para pedestres e um conjunto de degraus conectam os dois níveis diferentes e permitem que todos possam acessar a parte alta da cidade e a paróquia de San Pere, cujas origens remontam ao ano de 1236.

Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Arco
© Michael Moran
Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Imagem 18 de 25
Corte Geral
Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Michael Moran

O novo espaço público é agora uma ampla área de encontro e lazer, um lugar de integração social. Ao eliminar as calçadas, as guias e o asfalto, a nova pavimentação contínua unifica e amplia a praça, apagando os limites existentes e as barreiras arquitetônicas, embora seja mantida uma passagem veicular unidirecional compartilhada por pedestres e ciclistas, delimitada por pilaretes. Essa redistribuição da praça permite um uso flexível, transformando-a em um local cotidiano de descanso e encontro, que recebe o mercado semanal de sábados e oferece um espaço mais generoso para as barracas e festividades tradicionais como feiras e teatros.

Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© Michael Moran
Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Imagem 19 de 25
Corte
Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Michael Moran

O projeto se adapta a um contexto climático específico, protegendo a praça do calor através de quatro pérgolas e vegetação abundante. Sob as pérgolas, foram desenhados bancos de concreto produzidos pela indústria local Huguet. Esses espaços promoverão o encontro de diferentes grupos e de diversas idades. Todos os materiais e espécies vegetais utilizados são locais e se destacam no clima mediterrâneo. Além disso, a riqueza artesanal e as técnicas de construção da ilha foram decisivas no projeto, e seu uso nos permite falar de uma produção local e um caráter "maiorquino". Por exemplo, as pérgolas são compostas por abóbadas cerâmicas cuja textura e cor terrosa se mimetizam com as dos edifícios ao redor.

Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Viga, Cadeira, Pátio, Aido
© Michael Moran
Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Imagem 20 de 25
Corte
Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Imagem 24 de 25
Detalhe
Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Exterior, Jardim, Pátio
© Michael Moran

Por fim, o projeto se baseia em vários conceitos que nos permitem falar de um desenho sustentável: redução do espaço veicular, melhoria da mobilidade ativa, design de um espaço público de qualidade para o encontro dos moradores, renaturalização do espaço público, redução de resíduos através da reutilização de materiais, uso de materiais locais e medidas passivas para o controle do sol, da temperatura e da melhoria do conforto.

Praça da Vila / Moneo Brock Studio - Fotografia de Exterior, Porta, Tijolo, Fachada, Arco
© Michael Moran

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:07140 Sancellas, Ilhas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça da Vila / Moneo Brock Studio" [Plaza de la Vila / Moneo Brock Studio] 11 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003458/praca-da-vila-moneo-brock-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.