Centro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio

Centro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Fotografia de Exterior, UrbanoCentro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Fotografia de ExteriorCentro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Fotografia de Interiores, FachadaCentro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Fotografia de Interiores, Escada, VigaCentro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Mais Imagens+ 22

  • Arquiteto Responsável: René-Henri ARNAUD
  • Consultoria Projeto Estrutural E Mep: MaP3 -Engineering & Structural Design
  • Consultoria Iluminação: Agence 8'18'' Concepteurs & Plasticiens Lumière
  • Consultoria Acústica: DRFT- Radio Film & Television Design & Research Institute
  • Consultoria Fachada: SCHEMIDLIN
  • Execução: CSCEC (Shenzhen)
  • Colaboradores: Shandong Tongyuan Design Group Co.,Ltd、CCDI
  • Consultoria Desenho Biblioteca: ROUX ROUILLET
  • Clientes: Jinan West Zone Construction Investment Co.,Ltd
  • Cidade: Jinan
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Fotografia de Exterior
© RAWVISION studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como a cidade capital da Província de Shandong, na China, Jinan não é apenas o centro da política, economia, cultura e educação, mas também uma cidade turística com características naturais únicas de "montanhas, nascentes, lagos e rios", com uma história de longa data. O projeto está localizado na área central a oeste de Jinan. Um terreno quadrado com cerca de 400 metros de comprimento em cada extremidade. O Grand Theatre está localizado no lado sul do terreno. Como um marco significativo no planejamento urbano local, a área total é de 16,02 hectares e a área de construção é de 380.000 metros quadrados. O projeto foi dividido em duas fases, levando quase 12 anos desde o concurso até a conclusão completa. A escala do terreno, os volumes de construção e a escala do planejamento urbano representam desafios para o estúdio.

Centro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Fotografia de Exterior
© RAWVISION studio

Jinan é conhecida como a cidade das nascentes; portanto, o projeto arquitetônico começou com a primavera e usou o vocabulário chinês "Luoyunquanyong" como conceito o qual significa que "as nascentes fluindo de Luo (o antigo nome de Jinan) convergem em um rio". Sua metáfora é reunir as fontes culturais da cidade no local, tornando-o artístico e concreto. A forma do edifício sobe e desce, como o fluxo de água da primavera. O rio Lashan faz parte da paisagem natural no local, e o projeto é dividido em três seções ao longo do rio de sul ao norte, criando duas passagens que levam a paisagem ribeirinha para o local. Um eixo norte-sul atravessa o meio dos edifícios, formando um espaço público com a praça de entrada no canto sudeste e completando a circulação principal que conecta os vários volumes funcionais.

Centro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Fotografia de Exterior
© RAWVISION studio
Centro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Imagem 21 de 27
Planta - Nível 01

A Fase I inclui a Biblioteca, o City Art Museum e o Mass Art Museum. A Fase II inclui uma sala de conferências, sala de exposições, hotel, escritório, sala comercial e instalações de apoio. O museu de arte destaca-se dos outros dois edifícios e está voltado para a praça de entrada. Como uma estrutura única com quatro níveis, inclui uma grande sala de exposições, duas salas médias e quatro pequenas.

Centro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Fotografia de Exterior, Fachada
© SHUHE

A biblioteca é uma estrutura de aço com 35 metros de altura. Do primeiro ao quinto nível, há espaços de leitura públicos com uma coleção de 1,2 milhões de livros. A sala de palestras com 540 lugares e uma área de exposição acadêmica de 1.600 metros quadrados estão no subsolo. O Mass Art Museum tem cerca de 39 metros de altura e seis níveis. Inclui o museu e escritórios para cinco grupos artísticos. O museu conta com um teatro de 775 lugares e o Centro de Patrimônio Cultural Imaterial. O projeto foca na função cultural, mas a área comercial também é uma parte significativa do planejamento. A torre alta e o edifício da base na Fase II fornecem múltiplos espaços comerciais com mais possibilidades para este complexo funcional.

Centro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Fotografia de Exterior, Fachada
© RAWVISION studio

A biblioteca está conectada ao Mass Art Museum e possui um sistema de parede dupla, com a fachada externa feita de painéis de alumínio perfurados e a fachada interna feita de vidro cinza claro. O design da parede externa é inspirado na paisagem natural local, e as imagens são pixeladas e combinadas em diferentes losangos para formar a fachada. O tamanho das aberturas nos painéis de alumínio corresponde à sua função, satisfazendo a necessidade de luz no ambiente ao mesmo tempo em que leva em consideração a função de sombreamento. Os painéis também carregam o design dinâmico de iluminação na fachada. Ao mesmo tempo, o estúdio considerou a iluminação do prédio como parte do planejamento de iluminação urbana e analisou o alinhamento da iluminação da parede cortina e do paisagismo. O projeto integra diamantes, água de nascente e tinta como elementos temáticos na iluminação. Seus modos dinâmicos o transformam em uma imagem suave e bonita na cidade.

Centro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Fotografia de Interiores, Iluminação
© Olivier Marceny
Centro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Olivier Marceny

O estúdio trouxe poesia para o design da fachada e seus detalhes de construção. Não apenas destacando os efeitos visuais, mas fazendo a superfície do edifício ressoar com o entorno. As molduras vazadas aleatoriamente enquadram a paisagem urbana de dentro do prédio, criando surpresas inesperadas. Vista desde fora, a iluminação exibe rótulos culturais únicos de Jinan e transmite mil anos de história por trás deles.

Centro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio - Fotografia de Exterior, Urbano
© RAWVISION studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jinan, Shandong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural e Artístico de Shandong / architecturestudio" [Shandong Provincial Cultural and Art Center / architecturestudio] 08 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003386/centro-cultural-e-artistico-de-shandong-architecturestudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.