Centro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture

Centro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, JardimCentro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Fotografia de Interiores, CorrimãoCentro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Fotografia de InterioresCentro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Mais Imagens+ 13

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10000 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fredrik Brauer
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceramic Technics, Interface, Trulite, YKK AP
  • Sócio Encarregado: Hank Houser
  • Arquiteto: Nicholas Purcell
  • Equipe De Projeto: Jennifer Lewis, Chuck Aligbe
  • Engenharia De Instalações: Johnson Spellman Associates, Westside Engineering
  • Construtora: McCallan Construction
  • Cidade: Alpharetta
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Fredrik Brauer

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Artes de Alpharetta reutiliza uma biblioteca pública de quase mil metros quadrados, projetada em 1986 pelo arquiteto de Atlanta, Anthony Ames. Como pedra fundamental do "Distrito de Jardins e Artes" da cidade de Alpharetta, a estrutura e os terrenos possuem uma melhor circulação de pedestres através de uma paisagem semelhante a um parque, com esculturas, espaços ao ar livre para encontros e apresentações, e novas conexões de volta ao centro em crescimento de Alpharetta. Os programas de produção de estúdio ativos serão transferidos para o novo centro e se beneficiarão de estúdios maiores com luz natural controlável, além de uma grande galeria e um teatro para envolver a comunidade.

Centro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fredrik Brauer
Centro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Imagem 14 de 18
Implantação

Espacialmente, o design da biblioteca de Ames era um volume quadrado, com uma série de espaços girando em torno do núcleo de entrada. Era altamente isolado, com luz natural e vistas limitadas. A acessibilidade ao espaço era inexistente e modificações anteriores haviam comprometido ainda mais a integridade do edifício e as conexões com o bairro. O programa para o Centro inclui espaços de estúdio flexíveis para atividades leves; um estúdio de artes pesadas para acomodar programas que requerem equipamentos especializados; um estúdio de mídia/sala de reuniões; um teatro para 50-250 pessoas e espaços de exposição grandes e flexíveis. Nosso projeto abordou três preocupações principais: restaurar elementos-chave do design original; criar uma estrutura de melhor desempenho e mais flexível; e criar uma conexão mais forte com o bairro imediato e o centro próximo.

Centro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Fotografia de Interiores
© Fredrik Brauer
Centro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Fotografia de Interiores
© Fredrik Brauer
Centro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Imagem 16 de 18
Corte
Centro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Fredrik Brauer

Nossa solução criou uma "casca" fixa com um interior reconfigurável. A "fachada" abriga exposições, performances e eventos especiais, utilizando iluminação e paredes flexíveis. O teatro pode ser íntimo ou se expandir para a área da frente. A "parte de trás" apoia a produção artística, acomodando escultura, cerâmica, pintura, etc. O aumento de vidros ao longo da fachada da Rua Canton oferece vistas e conexões diretas com os jardins, varanda e rua. As atualizações de desempenho incluíram a substituição de todas as janelas e portas, e a melhoria do envelope térmico atrás dos painéis de metal originais. A cobertura e terraço externos foram reconfigurados e expandidos. O novo interior preserva a abordagem original de Ames, criando uma nova conversa com materiais e texturas mais evidentes.

Centro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Fredrik Brauer

Ao conectar o Centro de volta à comunidade, o projeto começou reconhecendo que não havia espaços significativos de reunião externa, nem no prédio em si, nem no espaço adjacente do jardim. Nossa resposta começou criando um novo "jardim da frente" paisagístico. A calçada de acesso existente foi ampliada e uma nova calçada de conexão em direção ao centro de Alpharetta foi criada. O projeto também expande a "varanda da frente" do Centro, reorientando-a e estendendo-a ainda mais na paisagem semelhante a um parque. A varanda permitirá a realização de performances ao ar livre e está visualmente conectada ao interior através de um novo espaço de expansão em vidro dentro da Galeria. Plataformas fixas para esculturas são distribuídas por todo o gramado para abrigar uma seleção rotativa de obras de arte. O estacionamento é projetado para realizar grandes eventos sociais, como food trucks, arte ao ar livre e feiras de fim de semana. Plantas nativas foram distribuídas por todo o jardim e o máximo possível de espécies invasoras foram removidas. Mais importante ainda, o tratamento dos espaços nas bordas do terreno é plantado de forma a reforçar a tipologia já estabelecida do "Distrito de Jardins", com plantas paisagísticas permitindo linhas de visão claras para o prédio.

Centro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture - Fotografia de Exterior
© Fredrik Brauer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alpharetta, GA, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Artes Alpharetta / Houser Walker Architecture" [Alpharetta Arts Center / Houser Walker Architecture] 06 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003283/centro-de-artes-alpharetta-houser-walker-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.