Galeria Dos Hijas / CLACLÁ

Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de ExteriorGaleria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de Exterior, FlorestaGaleria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de Exterior, JanelaGaleria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de Interiores, VigaGaleria Dos Hijas / CLACLÁ - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos Responsáveis: Claudia Turrent, Axel De La Torre
  • Construção: IMVA (Arq. Ibeli Mendoza Valdovinos)
  • Aconselhamento Técnico: Jess Shockley
  • Cidade: Ensenada
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de Exterior
© Yoshihiro Koitani
Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Imagem 15 de 23
Planta de situação
Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de Exterior, Floresta
© Yoshihiro Koitani

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Galeria Dos Hijas é um projeto que presta homenagem à arquitetura vernacular das áreas áridas do mundo, buscando reinterpretá-la de uma maneira contemporânea. Com um foco centrado em um único eixo compositivo, a intervenção é organizada como uma máquina de viver, onde as instalações se tornam a medula de uma coluna vertebral que conecta através de um corredor elevado externo que atravessa todo o terreno, conectando a casa, galeria e casa de hóspedes. Essa circulação externa provoca o desfrute da paisagem e do clima sempre que o usuário muda de espaço.

Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de Exterior, Janela
© Yoshihiro Koitani
Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Imagem 16 de 23
Planta Térreo
Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de Interiores, Viga
© Yoshihiro Koitani

Localizado na bela cidade de Ensenada, Baja California, este projeto emerge da vegetação costeira, um ecossistema frágil que está desaparecendo com grande alarme na região e cuja importância é pouco valorizada. Para alcançar uma integração harmoniosa com o ambiente natural, a vegetação localizada nas pegadas dos edifícios foi cuidadosamente transplantada para protegê-la durante a construção e realocá-la nas áreas impactadas, gerando assim uma simbiose entre a arquitetura e a natureza circundante.

Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de Exterior
© Yoshihiro Koitani
Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Imagem 17 de 23
Planta Superior
Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de Interiores, Pilar
© Yoshihiro Koitani

A construção foi realizada usando um sistema tradicional conhecido como COB. Este método ancestral combina três materiais: palha, argila e granito para moldar a estrutura, emulando o processo de moldagem de uma vasija de barro. Cada centímetro desta peça arquitetônica exigiu um trabalho manual minucioso, evidenciando a intervenção cuidadosa de seus artesãos.

Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de Exterior
© Yoshihiro Koitani
Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Imagem 18 de 23
Corte

Este método construtivo não requer nenhuma estrutura secundária, as paredes, assentadas em uma fundação de pedra, começam, na base, com uma espessura de 80 cm, reduzindo progressivamente para 50 cm, com uma inclinação delicada e terminando com um corte externo que oferece proteção contra as intempéries e que é coroado por uma cinta de concreto que amarra toda a estrutura na parte superior. Esses elementos esculturais emergem como a própria erupção da terra, como formações naturais esculpidas pelos elementos: terra, água e sol, com a ajuda indispensável das mãos prodigiosas dos trabalhadores auxiliados pelos próprios proprietários do edifício.

Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de Exterior
© Yoshihiro Koitani
Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Imagem 19 de 23
Corte

Este projeto arquitetônico se destaca por sua total independência da infraestrutura comum de uma cidade. Os telhados capturam a água da chuva e a armazenam em seu interior, a eletricidade é gerada por meio de painéis solares, enquanto um sistema passivo se encarrega de tratar, filtrar e reutilizar todas as águas dentro do próprio projeto, em harmonia com seu entorno.

Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de Exterior
© Yoshihiro Koitani
Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Imagem 20 de 23
Corte
Galeria Dos Hijas / CLACLÁ - Fotografia de Exterior
© Yoshihiro Koitani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ensenada, Baja California, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galeria Dos Hijas / CLACLÁ" [Galería Dos Hijas / CLACLÁ Taller de Arquitectura: Claudia Turrent y Axel De La Torre] 06 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003261/galeria-dos-hijas-clacla> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.