Residência LEMA / Padovani Arquitetos

Residência LEMA / Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, AidoResidência LEMA / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Sofá, CadeiraResidência LEMA / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, MesaResidência LEMA / Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior, AidoResidência LEMA / Padovani Arquitetos - Mais Imagens+ 12

Campinas, Brasil
  • Arquiteto Líder: Lucas Padovani
  • Equipe De Projeto: Lucas Padovani, Bruno Padovani, Raquel Azevedo, Israel de Marco, Victória Ribeiro, Fabio Wetten, Giovanna Verdini, Giovana Ferreira, Felipe Vedovello, Daniella Theodoro, Manoel Prieto, Isadora Aleixo, Ana Clara Lambert, Leonardo Martins, Renata Barros, Maria Antonia Mondelli, Isabel Recamon, Laura Zago, Gabriela Salvador, Marianna Cavalcante, Laura Lacerda, Angelo Montenegro, Gabriel Vidal, Cecília Sestari
  • Engenharia: AM Arquiteura de estruras
  • Paisagismo: Gilda Maldonado
  • Cidade: Campinas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência LEMA / Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior, Aido, Pátio
© Evelyn Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolvida em estrutura mista, a residência LEMA foi implantada tirando partido da topografia buscando priorizar a locação do programa social e íntimo todo no mesmo nível. O desnível do terreno foi aproveitado a fim de posicionar a garagem na cota da rua, enquanto a casa se estabelece em cota superior e em um único pavimento, evidenciando a arquitetura e deixando o espaço mais integrado e amplo para o desenvolvimento dos ambientes.

Residência LEMA / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Sofá, Cadeira
© Evelyn Müller
Residência LEMA / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Iluminação, Viga
© Evelyn Müller

Acompanhando a topografia, a escada que dá acesso à residência pousa de forma leve e fluída no paisagismo, desenhando um percurso que conecta o observador ao volume elevado e à entrada da residência – marcada por um espelho d’água revestido em pedra natural.

Residência LEMA / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Sofá, Cadeira
© Evelyn Müller
Residência LEMA / Padovani Arquitetos - Imagem 14 de 17
Planta Pavimento Térreo

Desde o primeiro momento em que se entra na casa, o percurso revela e evidencia a amplitude e integração das áreas sociais. Essas se abrem totalmente para o exterior fazendo com que os ambientes sociais internos e externos se transformem em uma grande varanda contínua, abraçada pelo paisagismo e piscina. Conceitualmente, a implantação se organiza através de um grande vazio central, o “coração” social da casa e dois volumes mais sólidos e robustos, que abrigam quartos e áreas de serviço.

Residência LEMA / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Evelyn Müller

As áreas sociais se destacam também com um amplo pé direito concebido a partir de uma leve cobertura metálica que pousa sobre a construção de concreto e possibilita maior entrada de luz aos ambientes, minimizando as aberturas e deixando as fachadas mais limpas e elegantes.

Residência LEMA / Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Evelyn Müller
Residência LEMA / Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Pátio
© Evelyn Müller

No exterior, painéis de alumínio amadeirados garantem maior uniformidade à fachada frontal quando fechados, oferecendo a possibilidade de abertura para entrada de luz em ambientes como o home theater e o escritório. Já no interior, os acabamentos seguem tons neutros e naturais, harmonizando com os painéis metálicos, o concreto e a madeira, utilizada no forro e mobiliários.

Por fim, a área íntima, que compreende duas amplas suítes e uma suíte master, foi implantada na lateral e fundo do terreno a fim de assegurar a privacidade dos moradores. Painéis metálicos ripados proporcionam unidade e reforçam a sensação de intimidade das suítes quando fechados. Quando abertos, possibilitam a integração com a ampla área social e externa, fundamental no projeto da Residência LEMA.

Residência LEMA / Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior, Aido
© Evelyn Müller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência LEMA / Padovani Arquitetos" 02 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003129/residencia-lema-padovani-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.